O que é o mundo V.U.C.A e como podemos lidar melhor com ele.

Todos os dias surgem coisas novas no mundo. Algumas delas são completamente revolucionárias e acabam virando situações de cabeça para baixo, fazendo com que o ontem pareça algo antigo demais.

Essas novidades transformadoras que sempre existiram parecem estar acontecendo com mais frequência, não é mesmo? A resposta é SIM e é melhor você se acostumar com isso.

Alguns estudiosos definiram como V.U.C.A. as 4 características que estão intrinsecamente ligadas ao mundo contemporâneo. Elas ajudam explicar toda essa sensação de disrupção e – por que não? – meio maluca que vivemos. O V.U.C.A também pode ser utilizado como uma maneira de avaliar as tomadas de decisões, garantindo uma maior efetividade.

O QUE COMPÕE A IDEIA V.U.C.A.?

V para  Volatility (volatilidade): é importante ter em mente que tudo muda e muda rápido demais.

U para Uncertainty (incerteza):  tudo que parece ser estático, não é. A única certeza é que há incertezas que precisam ser consideradas.

C para Complexity (complexidade): cada vez mais vamos nos deparar com situações complexas, cuja solução provavelmente está nas entrelinhas ou na relação entre todas as partes que compõem o problema.

A para Ambiguity (ambiguidade): para cada luz, há uma sombra. Tudo tem dois lados e cada vez eles se tornam mais evidentes em determinadas situações.

De agora em diante, pense as coisas com a ótica V.U.C.A. Você vai conseguir entender melhor as mudanças. Ou pelo menos ficar mais tranquilo em meio a elas 🙂

Comentar