3 obstáculos do processo de inovação

3 obstáculos do processo de inovação

A inovação de um produto ou serviço é alcançada depois de muito planejamento e trabalho. Parece simples, mas inovar exige a superação de muitos desafios. O problema é que muitas empresas, quando pensam em inovação, estão focadas apenas no resultado, enquanto a inovação na verdade está relacionada com todo o processo até chegar ao produto/serviço final. Selecionamos 3 obstáculos do processo de inovação mais frequentes dentro das organizações.

1. Bloqueio de criatividade

Pode ser que o problema de inovação não seja a ausência de um olhar criativo para o processo em questão. O problema costuma se concentrar em barreiras que existem no relacionamento entre a empresa e o colaborador, que bloqueiam as boas ideias.

Citamos 3 exemplos desses bloqueios de ideias: a inacessibilidade, objetivos pouco definidos e gestores que não dão feedback. O problema da inacessibilidade diz respeito ao relacionamento direto entre liderança e a equipe, que não sabe como compartilhar suas ideias de inovação. Outro problema é quando os objetivos a serem alcançados pelo processo de inovação se mostram incertos. Assim, os funcionários não conseguem entender se estão apenas ajudando a resolver um problema ou a identificá-lo.

Por último, quando não há um retorno dos gestores sobre o desempenho da equipe, esses funcionários não têm certeza se suas ideias de inovação estão sendo valorizadas. Quanto menor o retorno, mais desestimulado a inovar se torna o colaborador.

Nos três exemplos de bloqueio de criatividade, a solução está no desenvolvimento de um planejamento claro das estratégias de comunicação a serem desenvolvidas pela organização, assim como a elaboração de metas que sejam tangíveis e compreendidas pela equipe e liderança.

2. Medo de errar

O mercado exige a excelência nas ações e estratégias desenvolvidas, por isso, é normal que empresa e funcionários ainda tenham medo de inovar. Para as empresas, uma ideia que não atinge os resultados alcançados pode gerar um grande prejuízo. Já para o funcionário, o medo de inovar envolve o risco de manchar sua reputação profissional, diminuindo sua chance de crescimento dentro da organização. Não se esqueça que a inovação é um estímulo a abertura de ideias, a revisão de antigas concepções e, principalmente, mudança. Todos esses processos envolvem o risco de errar.

O medo impede o desenvolvimento de novas ideias e, enquanto você hesita em inovar, o seu concorrente direto pode estar inovando agora mesmo e modificando tudo o que era feito em sua área de atuação. O processo de inovação leva você e seu negócio à frente dos outros, então, por que temê-lo?

3. Falta de apoio da liderança

Além do problema do feedback, outro obstáculo de inovação que precisa ser vencido é a ausência de apoio oferecida pelos gestores aos seus funcionários. Sem o apoio adequado, respeito e transparência nas relações, os funcionários não se veem motivados a apresentar ideias inovadoras. Mas, se as lideranças conseguem valorizar o trabalho de cada membro da equipe, a organização constrói uma relação saudável que vai ajudar a desenvolver o processo de inovação.

Conhecer os obstáculos do processo de inovação e aprender a resolver esses problemas comuns são o primeiro passo para que você aprenda a inovar com sucesso na vida e na sua empresa. Pare se capacitar de forma inovadora e prática, não deixe de conferir nossos cursos de negócios e criatividade!