5 CURSOS PARA VOCÊ APRENDER A SER MAIS PRODUTIVO

5 CURSOS PARA VOCÊ APRENDER A SER MAIS PRODUTIVO

Durante o período de isolamento alguns assuntos foram abordados em diversas conversas de trabalho. Será que dá pra ser produtivo trabalhando a distância?

Essa dúvida não poderia ser testada, validada e depois implementada. Aconteceu. A partir desse novo contexto precisamos tornar o trabalho remoto algo mais produtivo para cada pessoa e saber como lidar com adversidades não antes esperadas como reformas no apartamento vizinho, cachorros e gatos protagonizando lives, carro da pamonha passando na rua entre tantos outros cases de sucesso 😉

Aqui na Descola olhamos muito para novas habilidades fundamentais para o dia a dia de trabalho e nesse momento não poderíamos deixar de lados essa questão tão importante que seria o trabalho remoto, saúde mental e produtividade.

Separamos abaixo uma lista de 5 cursos online que trabalham esses temas e que não poderiam faltar no seu processo de estudo para sua próxima habilidade.

1 – Produtividade no trabalho remoto

Tá na cara que esse seria um dos temas mais buscados. Aprenda a priorizar tarefas, a ter mais foco e a cuidar melhor do seu tempo enquanto trabalha de qualquer lugar.

Ficar horas e horas em chamadas de vídeo, não poder trocar ideias com a pessoa da mesa ao lado e não poder almoçar ou tomar um café com os colegas. Essas são apenas algumas das coisas que simplesmente não são possíveis num cenário remoto e fazem falta, podendo afetar a entrega de resultados e até a saúde mental dos colaboradores.

Neste curso, além de entender a diferença entre conceitos como teletrabalho e anywhere office, você vai adquirir ferramentas e práticas para um trabalho remoto mais saudável e muito mais produtivo! A realidade do trabalho remoto exige adaptação. Para alguns a produtividade pode aumentar, para outros, cair. Por isso chamamos uma especialista no assunto para nos guiar por esse curso!

Ficha do curso

  • Nome: Produtividade no Trabalho Remoto – Como ser mais produtivo usando autogestão, priorização de tarefas e foco
  • Professora: Renata Bicov
  • Vídeos: 20 capítulos
  • Tempo: 2h de vídeo aulas + 2h leitura de ebook
  • Tags: trabalho remoto, produtividade, comportamento, gestão pessoal, foco
  • Link: https://descola.org/produtividade-no-trabalho-remoto

2- Gestão de times remotos

Gestão de times remotos é um convite a aprimorar processos, conhecer técnicas e métodos e implantar ferramentas que viabilizem o escritório virtual. Assim, você terá instrumentos suficientes para criar caminhos que proporcionem o engajamento do time, fomentem a autonomia, transparência, confiança. Assim, o time funciona bem, de maneira autônoma, sem perder em produtividade.

O curso está dividido em três pilares principais. A partir do contexto atual de mundo versus as demandas do mercado corporativo, ele mostra como manter a cultura organizacional fortalecida, ainda que remotamente, desapegando do controle e caminhando para uma cultura de confiança. Em seguida, te ajuda a estruturar o escritório virtual, com plataformas imprescindíveis para estabelecer a comunicação efetiva entre os pares, gerir arquivos e fluxos de trabalho e acompanhar resultados. Isso tudo em consonância com rituais e processos para reuniões bem alinhadas e eficientes.

Ficha do curso

  • Nome: Gestão de times remotos – Como fortalecer a cultura, manter a colaboração e aumentar a produtividade em trabalhos à distância
  • Professor: Pedro Nascimento
  • Vídeos: 21 capítulos
  • Tempo: 2h05 de vídeo aulas + 2h leitura de ebook
  • Tags: métricas, resultado, produtividade, gestão, comportamento, foco
  • Link: https://descola.org/gestao-de-times-remotos

3- Inteligência Emocional

As habilidades socioemocionais, cada vez mais, têm ganhado espaço, protagonismo e importância para o resultado do desempenho profissional.

Precisamos nos conhecer melhor. Saber quem somos, o que estamos sentindo e como isso impacta a nossa vida e a vida dos outros a nossa volta. Entender nossos diferentes estados emocionais, como eles são impactados e aprender a estabelecer a melhor versão de nós mesmos.

Neste curso, você vai aprender a identificar situações que geram carga emocional negativa e a usar ferramentas de Inteligência Emocional para criar estados emocionais positivos, lidando melhor com contextos de desequilíbrio, estresse e ansiedade.

Neste curso, você vai aprender o que é e como usar a Inteligência Emocional na sua vida e no seu negócio. O curso foi dividido em três grandes pilares: “Elas” – as emoções, “Eu” – autopercepção e autoconhecimento, “Outros” – relação com pessoas.

Ficha do curso

  • Nome: Inteligência Emocional – Aprimore a gestão das suas emoções para tomar decisões mais equilibradas
  • Professora: Cinthia Cruz
  • Vídeos: 18 capítulos
  • Tempo: 2h de vídeo aulas + 2h leitura de ebook
  • Tags: autoconhecimento, gestão emocional, comportamento, tomada de decicão
  • Link: https://descola.org/inteligencia-emocional

4- Liderança Compassiva

O papel da liderança ganhou novos significados. Ela precisa olhar de forma mais ampla para sua organização, ter atenção com todos os seus liderados e pensar em como pode potencializar cada um ao seu redor para que o resultado coletivo seja o melhor possível.

Nesse papel, a liderança não é aquela que cobra, pressiona e briga. Agora é preciso saber como despertar a intuição, a colaboração e fortalecer a presença e confiança dos times. E essa missão requer uma mudança de comportamento por parte da liderança, que necessita de maior compaixão em sua tomada de decisão e métodos.

É sobre isso que falaremos neste curso sobre Liderança Compassiva, um novo formato de liderança que transcende o modelo convencional. O Líder Compassivo compreende que tudo faz parte do todo e que os resultados da sua equipe são parte do seu resultado. É um olhar mais humano e altruísta, compreendendo que o seu papel de líder é estar a serviço para que sua equipe seja psicologicamente segura e atinja resultados de alta performance.

Neste curso, você vai aprender a aplicar técnicas simples para se conectar consigo próprio, fortalecer a sua presença e autoconfiança, oferecendo sempre o seu melhor para o seu time por meio da escuta, da atenção, da colaboração e da inclusão.

Ficha do curso

  • Nome: Liderança Compassiva – Um modelo de gestão e liderança que fomenta a segurança psicológica e a colaboração
  • Professora: Lígia Costa
  • Vídeos: 16 capítulos
  • Tempo: 2h25 de vídeo aulas + 2h leitura de ebook
  • Tags: Colaboração, escuta, autoconhecimento, gestão emocional, comportamento, compassividade
  • Link: https://descola.org/lideranca-compassiva

5 – Felicidade no Trabalho

É possível ser feliz no trabalho ou tenho que esperar a sexta-feira chegar? Este curso explica o que é a ciência da felicidade a partir da Psicologia Positiva, quais são os desafios enfrentados por quem quer ser feliz atualmente e como assumir a autorresponsabilidade para buscar a felicidade no trabalho.

Então, temos uma boa e uma má notícia. A má notícia é que há uma grande probabilidade de você estar infeliz com a sua função. A boa notícia é que ser feliz no trabalho é possível e pode ser um processo de autoconhecimento e de construção contínua.

Neste curso, você irá acompanhar o passo a passo para ser mais feliz no trabalho a partir da Psicologia Positiva, área da psicologia que estuda a potencialidade humana de alcançar o bem-estar. Através do conceito PERMA, criado por Martin E. P. Seligman, você conhecerá os pilares essenciais para ser mais feliz no âmbito pessoal e profissional. Além disso, você também receberá dicas de como colocar a teoria na prática e indicações de filmes, séries, documentários e muito mais.

Ficha do curso

  • Nome: Felicidade no Trabalho – Como trilhar o seu caminho de felicidade a partir da Psicologia Positiva
  • Professora: Renata Rivetti
  • Vídeos: 18 capítulos
  • Tempo: 1h05 de vídeo aulas + 2h leitura de ebook
  • Tags: felicidade, empatia, psicologia positiva, PERMA
  • Link: https://descola.org/felicidade-no-trabalho