5 dicas para fazer uma apresentação de slides campeã

Que atire a primeira pedra quem nunca cochilou durante uma apresentação slides. O cenário é mais do que apropriado: sala com luzes reduzidas, cadeira relativamente confortável, uma penumbra convidativa e o ritmo continuo (quase hipnótico) de uma voz suave ao pé do ouvido. Desse jeito é difícil não dormir, não é mesmo?

Mas uma apresentação em PowerPoint não precisa ser necessariamente sinônimo de tédio e desinteresse. Muito pelo contrário! Quando feita da maneira correta, ela pode ser uma forma estimulante de transmitir conteúdos e atender às demandas da escola, faculdade ou mesmo do escritório.

Confira aqui algumas dicas que irão ajudá-lo a escolher as ferramentas e estratégias certas para cativar a sua audiência e impedir o tão temido (e por outros desejado) cochilo!

1. Atenção ao texto

Você certamente já se deparou com uma apresentação em que o palestrante colocou nos slides tudo aquilo que iria dizer. Isso mesmo, o conteúdo do PowerPoint era basicamente uma transcrição fiel da apresentação, um roteiro de teatro ou telenovela.

Não existe nada menos estimulante do que um slide abarrotado de palavras: o texto longo é pouco convidativo aos olhos e transmite uma ideia de caos que você definitivamente quer evitar em uma apresentação.

Seja sucinto, seja sintético: coloque no slide apenas o essencial — e complete o conteúdo durante a sua própria fala, desenvolvendo seu raciocínio de forma natural e fluida, cara a cara com a audiência.

2. Diga não às firulas

Efeitos como animações, transições e outros recursos de natureza semelhante estão no limiar do aceitável: distrativos e chamativos (para não dizer cafonas), eles devem ser usados com parcimônia e somente em contextos muito específicos. Seja sóbrio na sua apresentação e lembre-se de que, na esmagadora maioria dos casos, a regra básica a ser seguida é muito simples e antiga: menos é mais.

Opte por fundos pouco chamativos, letras básicas e um layout singelo: esses elementos não devem sobressair o conteúdo da apresentação, que é, afinal, a grande estrela do dia.

3. Faça slides legíveis

Não existe nada mais desagradável do que ter de espremer os olhos para ler um texto tão pequeno que parece quase ilegível. Tenha isso em mente na hora de determinar o tipo e o tamanho da fonte que utilizará nos seus slides. Garanta que todos os membros da plateia (até mesmo o rapazinho sentado na última fileira, com cara de entediado) consigam enxergar o que está escrito.

4. Faça a revisão ortográfica

Por mais cuidado que se tenha na hora de montar os slides, é bem provável que um errinho ou outro passe batido. Por isso, é fundamental fazer uma revisão ortográfica antes de cada apresentação.

Ao terminar de criar a apresentação, passe o olho novamente em todo o conteúdo: reveja cada slide, procure por erros, palavras esquecidas, letras comidas, mudanças feitas equivocadamente pelo corretor automático. Se possível, revise mais de uma vez, para garantir.

5. Escolha bem as imagens

Uma boa fotografia ou ilustração pode ser essencial para chamar atenção da plateia durante uma apresentação, mas essa seleção deve ser feita com cuidado e inteligência. Não basta simplesmente escolher uma boa foto e pronto! Ela precisa estar de alguma forma conectada ao conteúdo apresentado, com aquela passagem específica ou slide.

Lembre-se: as imagens não são meros enfeites, elas devem adicionar informações tal como qualquer texto ou citação.

Pronto para montar uma apresentação campeã? As nossas dicas trazem o básico, o bê-a-bá para chegar lá. No entanto, montamos o curso para você colocar em prática essas e muitas outras dicas. Conheça o Arquitetura de Conteúdo e depois conte para nós o que achou 😉

Mas se você estiver preparado para realmente ser um mestre das apresentações, e além de criar boas apresentações em powerpoint quiser saber como ter um discurso perfeito, contar uma história envolvente que além de um slide bonito engaje seu público nossa recomendação vai para a track Mestre das apresentações: https://descola.org/track/mestre-das-apresentacoes. Uma track completa para você melhorar muito sua fala, sua história e claro, sua apresentação!

Comentários (02)

Comentar