5 motivos para não parar de aprender nunca

5 motivos para não parar de aprender nunca

Se você acha que o aprendizado termina com a graduação no ensino médio ou na faculdade, está enganado! Saiba que o processo de aprendizagem deve ser levado para a vida toda, mantendo as engrenagens do nosso cérebro em funcionamento constante. Precisa de outros motivos para não parar de estudar? Então, dê uma olhada no texto a seguir!

1. Cérebro fit

O cérebro, da mesma forma que os músculos do nosso corpo, precisa de atividades regulares para sua perfeita saúde. E a melhor maneira de colocar a massa cinzenta para trabalhar é estudando e aprendendo coisas interessantes e que nos fazem refletir.

Cursos, leituras, workshops, ou qualquer outro tipo de aprendizado são fundamentais para estimular o nosso cérebro. Portanto, busque sempre ter um livro com você, faça cursos em sua área e aproveite todo o tipo de aprendizado que estiver ao seu alcance!

2. Boost na carreira

Com a concorrência atual no mercado de trabalho, estar sempre à frente é praticamente uma obrigação, por isso, você não pode parar de aprender nunca se pretende ficar atualizado em seu ramo de atuação.

Cursos de especialização, participação em workshops e até preparações para conseguir certificados de idiomas, entre outros, também são um diferencial e tanto no currículo, e podem ser o que faltava para conquistar um cargo melhor.

Com os estudos, você também terá a oportunidade de conhecer novos pensamentos, tendências e teorias, além de entrar em contato com pessoas com as quais pode formar um networking muito interessante para a sua carreira.

3. Ficar conectado

Estudar não deixa de ser uma maneira de ficar conectado com tudo o que acontece ao seu redor. Além de conhecer pessoas novas e aprender coisas sobre as quais você nunca tinha pensado antes, você terá a oportunidade de trocar ideias para desenvolver suas opiniões. Aprender um novo idioma, por exemplo, pode ser uma excelente forma de se abrir a uma cultura antes desconhecida, ampliando seus horizontes.

4. Prevenção contra o Mal de Alzheimer

Os estudos sobre o conhecido Mal do Alzheimer (aquela doença neurodegenerativa, que incide sobretudo em pessoas idosas e que afeta as funções do intelecto, diminuindo as capacidades sociais, profissionais e pessoais daqueles que sofrem dele) parecem apontar que “exercitar o cérebro” regularmente, sobretudo através do aprendizado, pode ser um fator importante na prevenção dessa doença. Mais um motivo para aprender sobre aquele assunto que sempre te interessou ou fazer o curso do qual seu chefe vem te falando há semanas!

5. Flexibilidade do ensino

Hoje em dia, com tantas opções de cursos, programas autodidáticos, vídeo-aulas e cursos à distância, não há desculpa para quem não está agarrando alguma dessas oportunidades. Os cursos online têm a vantagem de atender mesmo a quem tem um horário menos flexível e com menor disponibilidade de tempo. Se ainda não acredita, dê uma olhada no nosso texto sobre 5 formas de aprender uma nova habilidade na internet!

E você, o que anda aprendendo? Como faz para manter as engrenagens da sua cabeça a todo vapor? Conte para a gente nos comentários e dê uma olhada no nosso site para conhecer mais jeitos de manter o cérebro em forma!