5 tecnologias contemporâneas indispensáveis no dia a dia

5 tecnologias contemporâneas indispensáveis no dia a dia

Hoje em dia, a tecnologia avança tão rápido que é difícil se lembrar o quão recente algumas inovações são. Tão novas que, às vezes, uma poderia revolucionar o seu dia a dia aparece e você nem percebe!

Para te ajudar a ficar por dentro disso, fizemos esta lista com programas, alguns menos conhecidos e outros mais famosos, mas com funcionalidades não tão óbvias que, talvez, tenham passado desapercebidos por você nos últimos anos. Confira!

Trello

Quem trabalha com várias pessoas sabe que é complicado manter todo mundo na mesma página e saber o que cada pessoa está fazendo (ou deveria estar fazendo). O Trello é uma ferramenta que cria um quadro de avisos virtual em que você pode dividir projetos em etapas, criando tarefas dentro de cada etapa e selecionando quem irá trabalhar em cada uma. Ou seja, ele é um gerenciador de tarefas em tempo real e via web, com updates ao vivo.

No verso de cada tarefa, também é possível anexar várias coisas como: vídeos, arquivos, links, checklists e até votações. Além disso, a interface é bem amigável e visualmente intuitiva: tudo é feito no clique e arraste.

Outro programa bem similar ao Trello que divide a opinião entre os usuários é o Asana, que também ajuda no gerenciamento de tarefas colocando quem é o responsável por determinado Job e os prazos para sua execução. Todas as tarefas (To Do’s) podem ser acompanhado por toda a equipe e quando necessário cobrado. Uma vez que uma tarefa é terminada, um email é encaminhado com atualizações o que pode motivar a equipe.

Slack

O Slack é uma ferramenta para melhorar a gestão interna das empresas e startups. Ele ajuda todo o processo de comunicação interna através de uma única interface.

Com ele é possível se comunicar diretamente com outro membro através de conversar diretas (da mesma forma que era feito no Messenger ou Skype), mas a principal função é deixar os usuários criarem canais de comunicação onde todas as mensagens armazenadas tenham relação com o tema discutido, podendo ser separado por exemplo em financeiro, comercial ou até mesmo vendas.

O Slack também tem as mesmas funções do Trello em questão de compartilhamento: arquivos, fotos e videos; mas também tem uma ótima integração com outros serviços do dia a dia, como Twitter, Dropbox, Google Drive e até mesmo o Trello. Ele não se limita ao que esta acontecendo no momento, ele salva todas as conversas e disponibiliza um ótimo buscador para achar conversas passadas, assim aquele “email” que sempre é difícil de achar é facilmente encontrado por todos

Google Docs

Talvez você conheça o Google Docs como um substituto online e grátis para os programas do Pacote Office, mas ele brilha mesmo é na hora de trabalhar em conjunto com outras pessoas no mesmo arquivo. As edições são salvas em tempo real e a tela ainda te mostra quem está fazendo o quê, basta compartilhar o documento com quem você quiser e dar poderes de edição para a pessoa.

Essa funcionalidade é muito útil para, por exemplo, fazer planilhas com informações de vários setores ao mesmo tempo; escrever um texto em conjunto com um colega; ou até mesmo anotar informações que precisam ser compartilhadas com toda a família, como a lista de compras da casa. Resumindo, é como se fosse uma versão multiplayer do Office!

Skype ou Google Hangouts

Os escritórios de hoje estão cada vez mais vazios, já que, atualmente, quase tudo pode ser feito de casa com um laptop e acesso à internet,. Teoricamente, isso significa que as pessoas só precisam ir à empresa para as reuniões, mas, na verdade, nem isso é necessário.

Tanto o famoso Skype quanto o Google Hangouts podem fazer videoconferências com uma interface intuitiva e que muda o foco automaticamente de acordo com quem está falando, mas ainda deixando todo mundo à vista na mesma tela. As companhias de calças sociais logo irão precisar começar a investir em webcams.

Nós aqui da Descola temos o costume de nos reunir periodicamente utilizando o Zoom (https://zoom.us/), da mesma forma que o próprio Skype ou Google Hangouts, ele é um serviço de videoconferência, mas a qualidade da conexão é melhor e funciona super bem pra gente!

Evernote

O Evernote é um serviço que permite guardar armazenar na nuvem (online) anotações e lembretes de praticamente qualquer coisa. O app tem versões para computador e smartphone e facilita encontrar todo esse conteúdo posteriormente de maneira bem fácil e rápida.

Assim, as pautas de reunião, lembretes ao longo do dia e temas que devem ser lembrados para discussão posterior podem ser anotados e enviados por email para qualquer pessoa.

E você, já conhecia ou usa algum desses programas? Conhece algum outro programa ou tecnologia que pode ter passado despercebida, ou talvez não é utilizada nas maneiras em que elas se destacam? Então conte para a gente nos comentários!