Todo mundo é criativo. Porém, algumas pessoas não sabem aproveitar o poder criativo que têm. A criatividade é um diferencial em vários ramos de atuação e certamente quem faz uso dela obtém melhores resultados.
Seja nos negócios, na vida acadêmica e social, ser criativo vai fazer uma grande diferença. Mas se a criatividade é algo que todos possuem, como fazer para desenvolvê-la? Como manifestá-las nas mais diversas formas? Foi pensando em responder essas perguntas que listamos algumas dicas.
1 – Abra-se para o novo
A criatividade se desenvolve em quem não tem a mente fechada. Esteja aberto para novas ideias e busque novas soluções além do mundo em que vive. Quanto mais contato com novas ideias, maior a possibilidade há de encontrar inspirações para a criação. Abrir-se para o novo também é exercitar a curiosidade.
2 – Busque conhecimento
O conhecimento é um combustível. Através dele, surgem novas ideias e com isso a criatividade ganha espaço. Portanto, a busca pelo conhecimento vai contribuir para que a criatividade se desenvolva. Faça viagens, leia livros, assista filmes, frequente museus, teatros, enfim, alimente-se de novas ideias e, quando menos esperar, a criatividade se manifestará. E não se limite no que se refere à busca do conhecimento. Estudo de tudo, desde áreas de conhecimento com as quais se identifica a outras que jamais pensou em conhecer. Quanto mais informações obtiver, mais bagagem criativa terá.
3 – Fique um pouco sozinho
É na solidão que uma grande ideia nasce. É quando paramos que as coisas começam a se conectar e, assim, a criatividade se expressa. Na busca pelo conhecimento, agregamos informações diversas e isso cansa o cérebro. Ele trabalha como um louco processando essas informações e se cansa. Portanto, ficar sozinho e em silêncio também ajuda no processo de criação.
4 – Acredite na sua criatividade
Uma das condições básicas para desenvolver a criatividade é acreditar que podemos ser criativos. Abandone a ideia de que não tem criatividade, que as coisas não fluem para você. Isso cria um bloqueio difícil de ser revertido. A mente comanda todo o processo de criação, portanto, enquanto ela estiver com convicção de que não tem capacidade de se expressar livremente, ficará travada.
5 – Pense muito
Analise tudo à sua volta. Exercite seu pensamento sobre tudo o que se passa em sua vida. A mente, como já foi dito, é importante no mecanismo da criação, então, exercite-a. E não tem maneira mais eficaz de exercitar a mente do que pensando. Olhe o mundo ao redor e pense como ele seria sob os mais diversos aspectos. Outra dica importante é colocar as ideias no papel. Todos os dias, ao surgir qualquer ideia ou pensamento criado, anote. A prática trará resultados incríveis.
6 – Seja você mesmo
Criatividade tem tudo a ver com originalidade. Evite copiar ideias e não siga tendências, afinal, elas são o posto da criatividade. Busque seus próprios caminhos e verá que é dentro de você mesmo que encontrará fontes criativas que vale a pena.
A criatividade é um potencial que pode e deve ser explorado, portanto, essas dicas vão ajudar a colocar suas ideias em ação. O cerébro é uma máquina que precisa ser exercitada e agora que você sabe disso, estimule os momentos criativos.
Como você faz para exercitar a sua criatividade? Divida a sua experiência com a gente nos comentários!