A importância de falar bem em público

A importância de falar bem em público

Eu nunca fui um cara que falava bem em público. Sempre tive uma mistura de medo e vergonha quando tinha que expor para muitas pessoas o que eu estava sentindo, pensando ou mesmo respondendo. Quando alguma dessas situações acontecia eu tinha um pavor só de imaginar: “O que as pessoas vão achar de mim”?

Eu era a árvore na peça de teatro, o cara que nunca levantava a mão pra responder a pergunta do professor. O cara que fazia o trabalho mas na hora de apresentar era quem apertava o botão do próximo slide.

Mas aí a gente cresce e começa a ver que é preciso enfrentar esse medo pra encarar a vida de frente. Praticamente todo grande momento da nossa vida passa por saber falar bem em público.

Como conseguir o primeiro estágio se você não consegue se sair bem em uma dinâmica de grupo? Como ser promovido se você não vai bem nas apresentações em reuniões importantes? Como empreender se você tem medo de subir ao palco e apresentar sua ideia para as pessoas, clientes e investidores?

Foi uma luta dura de ser lutada. Porque não se trata apenas de treinar, de ter força de vontade ou determinação. Para você se tornar um grande orador, apresentador, interlocutor ou só o cara que levanta a mão para responder a pergunta na sala de aula, você precisa perder seu medo.

Perder 100% do medo é uma tarefa impossível, mas a boa notícia é que é possível aprender como diminuir esse medo, como saber lidar com ele no seu dia-a-dia e controlá-lo.

Transforme o pavor, aquele sentimento de não conseguir falar nada, a boca seca e a tremedeira por um leve frio na barriga (ok, as vezes não tão leve assim), em algo controlável e que, ao invés de te atrapalhar, acabe ajudando a você manter o foco e determinado a fazer a melhor apresentação da sua vida.

Você deve estar se perguntando: “Mas como eu vou perder o medo de falar em público?”

O ser humano costuma a ter medo do desconhecido, então vamos tornar o fato de falar em público tão próximo de você que você vai diminuir muito esse medo. Mas para isso você vai precisar se preparar.

Aprendendo técnicas, táticas, ferramentas e exercícios você vai perceber que apresentar não é tão ruim assim. Na verdade é bastante provável que ao final de duas ou três apresentações de sucesso você passe a gostar bastante de estar no palco.

Vamos dividir algumas dicas nesse post:

1 – Para quem: Saber para quem você vai falar vai te ajudar a criar uma empatia com seu público. Falar para estudantes é diferente de falar para executivos. Ajuste seu discurso de acordo com sua audiência.

2 – Estruture seu conteúdo: Crie um roteiro, estruture suas falas, monte uma grande apresentação visual. Saiba se você vai usar um vídeo, se dar exemplos, contar um caso. Saiba exatamente tudo o que vai acontecer e estruture esse conteúdo para que no momento da apresentação você fique mais a vontade.

3 – Aonde você vai se apresentar: Saiba exatamente como é local da sua apresentação. Se familiarize com ele. Isso vai te deixar mais calmo e confiante na hora de falar em público. Pode ser uma sala de reunião ou em um palco, conheça antes o seu local de apresentação. E aproveite para testar tudo e evitar imprevistos na hora de apresentar.

4 – Saiba seu tempo: Saiba usar seu tempo de apresentação com maestria. Você tem 5 minutos ou 1 hora? Se você tem 5 minutos vai ter que criar uma jornada para que a pessoa nunca mais te esqueça ao te ouvir por 5 minutos. Se você tem 1 hora vai precisar se atentar para que a experiência seja satisfatória ao final de tanto tempo de explanação! Use bem o recurso do tempo.

5 – Treine: Não tem grande jogador que não treina. Se você treinar muito será um apresentador melhor. Treine com seus colegas de trabalho, com familiares e sozinho. Treine sem a apresentação, sem olhar para a tela e até pense no seu texto durante outras atividades. Isso te ajuda a estar sempre pronto.

Claro, essas foram apenas algumas dicas que vão te ajudar a falar melhor em público. Mas se você quer realmente desenvolver essa habilidade, você vai precisar se aprofundar.

E é justamente pra isso que nós da Descola chamamos o grande Augusto Uchoa para criar um curso imperdível:

Discurse: Você pode falar bem em público

O Augusto é um cara incrível. Além dele ser um ex-tímido (como eu), ele trabalhou na Globo com criação de roteiros para programas, deu aulas, consultorias, faz treinamentos, coaching e palestras. Tudo que ele fez na carreira fazem com que ele seja a pessoa certa para fazer esse curso.

De um jeito leve e informal vamos trazer técnicas, ferramentas e exercícios para que você desenvolva essa habilidade de falar bem em público.

Tá curioso pra saber mais? Então vem com a gente. Vamos transformar essa curiosidade em habilidade.