A importância do design para as startups

O sucesso de toda empresa, principalmente das startups, depende do seu poder de sedução junto ao público, que deverá se identificar e apostar na ideia apresentada. Entretanto, hoje não basta apenas uma ideia bacana, um produto útil e inovador e uma campanha de marketing impecável: é preciso ter um design funcional e muito atrativo.

Para que o público se converta em consumidor, cliente ou usuário da startup, ela deve oferecer não apenas um produto específico, mas prezar pela própria forma como esse e até mesmo o próprio negócio são apresentados, para que a startup vença todas as dificuldades inerentes a esse tipo de empreendimento e consiga se estabelecer no mercado como referência.

E é aí que se encontra a causa para o sucesso de muitas startups atuais, bem como para o fracasso de outras. Reconhecer a importância do design é uma atitude crucial. Startups não devem vê-la apenas como um recurso extra, mas sim como uma das condições de possibilidade do seu crescimento. Entenda, a seguir, como o design pode fazer toda a diferença em uma startup:

Forma também é conteúdo

Quando escolhemos um produto em uma loja olhamos não apenas para seu preço, sua utilidade, mas também para sua estética: a forma como ele foi concebido.

Pensemos nos smartphones: por que será que a Apple faz tanto sucesso com seus iPhones e iPads, enquanto, no mercado, podemos encontrar produtos com a mesma utilidade por valores menores? Uma das respostas principais está no design dos produtos dessa marca, que determina não apenas a forma física dos seus aparelhos (o que envolve tamanho, peso, dimensões, material), mas também a interface de seu sistema operacional, que preza pela funcionalidade e por uma estética moderna e consistente. Não é difícil notar que a Apple vende não apenas produtos, mas um estilo de vida e uma senha para que seus consumidores se reconheçam entre si, o que, em grande parte é proporcionado, pelo design.

A forma como a startup se apresenta

Além da importância do design para os produtos oferecidos pelas startups é necessário falarmos também da importância do design em relação à sua própria apresentação.

Como a startup se apresenta? Como é a sua logomarca, o seu site, a estrutura de seu escritório? O design diz respeito a isso tudo, e pode antecipar muitas das impressões ao público, que mesmo sem ter tomado conhecimento do seu produto, é capaz de formular juízos logo no primeiro encontro com a marca.

Sendo assim, é importante que a startup se apresente através de um design coerente com seus valores e mercado de atuação, envolvente e convincente, que chame a atenção e desperte curiosidade, para que, assim, o futuro cliente se sinta tentado a ver o que está por detrás da marca e da primeira apresentação.

Além disso, como o cliente irá confiar em uma empresa cuja apresentação é descuidada e pouco atraente? A má impressão nesse primeiro encontro pode fazê-lo duvidar da competência e da qualidade do que ela oferece.

Entendeu agora a importância do design para as startups? Você conhece outros exemplos de empresas cujo design impulsionou seu sucesso? Conte para a gente nos comentários e, caso tenha ficado interessado no assunto, não deixe de conferir nosso curso sobre a importância do design e como aplicá-lo no dia a dia!

 

Comentar