Criatividade: a chave para se reinventar no mercado

Para atuar no mercado de trabalho, que está cada dia mais competitivo, é preciso apresentar diferenciais. E, sem dúvida, um deles é apostar em ações e modelos criativos, tanto para desenvolvimento pessoal quanto para o desenvolvimento dos negócios. Afinal, profissionais capacitados e integrados produzem melhores resultados, de modo que o crescimento dos negócios é, muitas vezes, proporcional ao crescimento pessoal.

Para se manter no mercado, portanto, é preciso abrir mão de paradigmas antigos e engessados e soltar a criatividade. Acompanhe 5 dicas criativas que vão dar uma guinada na sua vida profissional!

Quebre paradigmas

Sabe aquela história de que só algumas pessoas nascem com a veia criativa? Esqueça-a: a verdade é que todos possuem traços criativos. O que acontece é que alguns foram estimuladas desde a infância, desenvolvendo essa qualidade de forma mais forte.

As crianças que estudam em escolas com o método Construtivista, por exemplo, são estimuladas desde muito cedo. No entanto, não existe idade para ser criativo. Para aguçar essa qualidade em você, aposte no novo:

• Inclua novas atividades na sua rotina;
  • anote suas ideias e tente reinventá-las;
  • teste diferentes formas de realizar uma mesma tarefa;
  • mude o caminho do trabalho, etc.

Aprenda

Investir em aprendizado nunca é demais, porém, não fique preso a cursos dentro da sua área de conhecimento. O mercado pede pessoas com habilidade para transitar em universos diferentes, por isso, escolha uma escola com um leque de cursos variado. Hoje, inclusive, é possível encontrar ótimas escolas com ofertas de cursos a distância, possibilitando que você aprenda do seu jeito e no seu ritmo.

Nada melhor que apenas falar como e onde aprender, deixar um incentivo ainda maior. Um cupom de desconto para que você comece agora mesmo esse novo aprendizado. Abaixo um cupom de R$ 10,00 para utilizar no primeiro curso da Descola.

CUPOM: Aprenda12desc14

Busque diferentes formas de conhecimento

Além dos cursos, pratique novas atividades. Inclua, no seu dia a dia, a leitura de jornais e revistas. Atualmente, com a praticidade da internet, é fácil encontrar um vasto conteúdo de qualidade, disponibilizado em sites e blogs.

Aproveite também o tempo livre para ir ao teatro, ao cinema e em exposições. Procure ter contato com diversas expressões artísticas, pois tudo isso é fonte de aprendizado e estimula sua criatividade.

Aprenda a ouvir

As reuniões de trabalho e interações com os colegas e o chefe podem se tornar grandes oportunidades para aprender mais. Basta estar atento a essa possibilidade para ver esses momentos, que antes poderiam ser de tensão e estresse, como mais uma chance de se reinventar.

Aproveite até mesmo o tempo com os amigos. Quem sabe, naquele momento de descontração, você não tem uma grande ideia?

Não desista!

Uma das características marcantes de um profissional de sucesso é a persistência, que deve caminhar junta com as mudanças. Afinal, é preciso ter a mente aberta para acompanhar as frequentes evoluções do mercado. Portanto, persista nos seus objetivos, mas busque caminhos diferentes e criativos para realizá-los. Uma boa ideia, nesse caso, é fazer um planejamento de aonde se quer chegar, sem se prender a um único caminho.

Por fim, busque a liberdade, fuja do padrão e não tenha medo das críticas. Muito pelo contrário, as críticas negativas devem abrir um novo leque de possibilidades, que podem apontar para o sucesso no mundo dos negócios!

E você, tem realizados processos com criatividade? Conhece algum exercício para estimular seu lado inventivo? Ficou com alguma dúvida? Conte para a gente nos comentários!