Descola Uma Dica #1: Por quê? – Como motivar pessoas e equipes a agir (Simon Sinek)

Agora aqui no Descola Drops, toda semana você vai encontrar uma dica cultural: um livro, um filme ou uma série que fazem parte das nossas bibliografias, dicas dos professores e materiais bacanas que a gente esteja acompanhando. Acreditamos que muito mais do que conhecer sobre um tema, ter um repertório embasado em diferentes fontes é essencial para um entendimento sólido e duradouro.

Para começar, escolhemos o livro “Por quê? – Como motivar pessoas e equipes a agir”, do Simon Sinek, que aparece nas nossas recomendações de leitura para os cursos Habilidades do Futuro e Discurse.

O Simon é palestrante motivacional e autor de livros que auxiliam pessoas e grupos em processos de liderança. Ele tem uma das apresentações mais populares da história do TED, na qual fala justamente sobre as teorias de seu livro, com o título em inglês “Start with Why”.

“Start with Why” fala sobre a importância de ter uma razão para fazer o que você faz. Antes de saber o que você vende e como você vende, é essencial saber porque você vende. Após anos de observação, Simon acredita que esse é o segredo dos grandes líderes e das grandes empresas: eles têm um propósito para fazer o que fazem e não abrem mão disso.

E não é só ter uma razão. É fazer dela o principal motivo para a existência do seu produto ou serviço. É entender, antes mesmo de saber o que vai ser e como vai ser desenvolvido, porque você está produzindo aquilo e o quanto a vida dos consumidores pode ser impactada, quanto valor será entregue a eles.

É uma poderosa e penetrante exploração daquilo que separa as grandes empresas e os grandes líderes dos demais. Muitos líderes buscam autenticidade em lugares errados e Sinek leva você diretamente à fonte.

Polly Labarre, coautor de Inovadores em Ação

No livro, o autor fala com detalhes sobre o Golden Circle, que explica em detalhes esse modelo pelas esferas “o que?”, “como?” e “por que?”. Nós também já fizemos um breve resumo sobre o tema neste post.

Abaixo, você pode assistir à palestra que Simon explica mais sobre o livro e o Golden Circle, tendo como exemplo a Apple.

“Start with Why” é essencial para quem deseja entregar valor real para seus clientes, trazendo como exemplo grandes empresas como Disney e Harley-Davidson, além da própria Apple.

Você pode comprar o livro na página da Amazon ou na Livraria da Folha.

Esperamos que vocês curtam nossas dicas, e até semana que vem! 😉