Estagnado na carreira? Confira 8 dicas para sair do lugar

Pronto para alavancar sua vida profissional em 2015? Com a alta competitividade no mercado de trabalho, é preciso se manter em movimento para acompanhar as mudanças e não ficar parado na carreira. O investimento contínuo em cursos de especialização, cursos de idiomas, graduações complementares e intercâmbios são diferencias que alavancam a carreira e te destacam dentro da sua área profissional.

Se você acredita que chegou a hora de dar uma guinada na sua vida para se tornar um profissional de sucesso, confira agora 8 dicas para impulsionar sua carreira!

Planeje-se e tenha foco

Não adianta fazer vários cursos sem ter um objetivo traçado. Portanto, o primeiro passo para alcançar o sucesso profissional é saber aonde se quer chegar. Trace metas a curto, médio e longo prazo. O ideal é ter um calendário onde será possível observar pequenas conquistas ao longo do tempo, tendo em mente que na carreira, como em uma escada, é preciso subir um degrau após o outro.

Invista em educação superior ou técnica

Se você ainda não tem essa qualificação, obtê-la pode fazer uma diferença enorme no seu currículo. Mas se você já está cursando em uma faculdade ou escola técnica, aproveite para se dedicar ao máximo, realizando atividades extracurriculares, fazendo contatos e criando oportunidades para o futuro.

Esse tipo de curso também costuma oferecer trabalhos de aprendizado, estágios ou bolsas de pesquisa. Em todos os casos, mesmo que se trate de uma atividade voluntária, vale a pena investir nisso a fim de deixar seu currículo mais robusto e abrir mais portas.

Destaque-se com cursos de especialização

A educação técnica ou superior com certeza te colocará em outro patamar no mercado de trabalho, mas para se diferenciar dos outros candidatos com as mesmas qualificações, é imprescindível estar antenado ao que acontece ao seu redor.

Para se manter atualizado sobre a sua área de atuação e ainda ter um diferencial em relação a outros profissionais, os cursos de especialização e reciclagem devem ter lugar de destaque na sua agenda. Hoje, é possível encontrar excelentes escolas que oferecem cursos com curta duração e, inclusive, à distância. Uma forma rápido, fácil e geralmente com preços mais acessíveis para turbinar o seu currículo.

CUPOM: Aprenda12desc14

Aprenda um idioma estrangeiro

Aprender um novo idioma alarga suas fronteiras e é, atualmente, um must no mercado. Além disso, se você sonha com uma experiência internacional, como o intercâmbio, por exemplo, esse é um conhecimento essencial.

Não tenha medo de se arriscar

Ter carteira assinada e horário para entrar e sair do trabalho não é garantia de sucesso profissional. É preciso ficar atento às oportunidades e não ter medo de mudanças. Se receber uma proposta nova de trabalho, portanto, não hesite em avaliá-la. Muitos profissionais passam anos na mesma empresa sem expectativa de crescimento, mas, muitas vezes, é preciso mudar para conquistar seus objetivos.

Vista a camisa do seu trabalho

Independentemente da área em que você atua, um dos pilares para alcançar o sucesso é trabalhar com avinco. Portanto, vista a camisa da empresa e tente se adaptar ao que eles esperam de você, fazendo sempre o seu melhor. Se o trabalho for em equipe, por exemplo, não entre em um jogo de disputa, afinal, todos ali estão trabalhando em busca de um beneficio comum. Mantenha seu foco na melhoria contínua do processo.

Tire um tempo para você

Busque o equilíbrio. Não adianta ter uma vida de sucesso profissional se a sua vida pessoal está cada dia pior. Alguns profissionais dedicam tanto tempo ao trabalho que se esquecem de viver fora dele. Para não se tornar um viciado em trabalhar, prejudicando sua relação com a família e amigos, reserve um tempo para o lazer, para as atividades sociais e para fazer o que realmente gosta. Pense que o tempo dedicado à vida pessoal funciona como um carregador de bateria para continuar com tudo na busca pelo sucesso profissional.

Seja transparente

Trabalhe com honestidade e transparência, inclusive se você ainda estiver de olho em uma oportunidade de trabalho. Coloque no seu currículo somente informações verdadeiras: caso não tenha determinado conhecimento, não minta, mas mostre-se disposto a se dedicar e aprender o que for preciso; em caso de erros, assuma-os e busque uma nova solução. O mercado de trabalho não está à procura de um profissional que não cometa erros, afinal, o ser humano está sempre sujeito a eles, mas sim de um profissional que tenha compromisso e assuma a responsabilidade pelos seus atos, corretos ou equivocados.

Comece já a se planejar, compartilhe suas intenções e dúvidas conosco nos comentários e continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro de como se reinventar constantemente!