Homens X Máquinas: você está preparado?

Em algumas imersões em pensamentos, às vezes me pergunto como será o nosso futuro, embasado no avanço tecnológico, principalmente na automatização de tarefas aliada à inteligência artificial, tema este cada vez mais comum no nosso dia a dia. A evolução e os processos de mudanças pelos quais passamos tendem a substituir pessoas por máquinas gradativamente.

Como será possível lidar com tal concorrência?

Projetos das Nações Unidas já discutem o futuro do trabalho e da tecnologia, já que as mudanças em curso certamente afetarão a vida de milhares de pessoas ao redor do mundo, em especial no crescimento da taxa de desemprego. Mas existe outro ponto de vista interessante em relação à automação de processos: as habilidades, aptidões e competências humanas nos farão diferentes das máquinas e trarão de volta valor ao trabalho que só uma pessoa de carne e osso consegue desempenhar.

Você já se perguntou qual a sua habilidade principal e como ela te diferencia dos outros?

Características como competência cultural, criatividade, inteligência social e geração de significado são próprias do ser humano, e são esses valores que serão diferenciais no futuro. De que adianta fazer contas de cabeça muito rápido se já existem computadores que fazem isso em milésimos de segundo? Não estamos muito acostumados com esse tipo de visão de mundo e de negócio, mas são as nossas competências humanas que nos darão destaque futuramente.

Daniel Egger é um estrategista e expert em visão de negócios, além de autor do livro “Geração de Valor Futuro – Conectando a estratégia, inovação e o futuro”. Junto com o pessoal da Descola, o Daniel elaborou o curso Habilidades do Futuro, que pode te ajudar – e muito – a se preparar para o amanhã e agregar valor às suas principais competências.

screen-shot-2016-10-31-at-18-31-05

Uma das características mais importantes que o Daniel fala no curso é sobre a capacidade de pensamento crítico. O pensamento crítico é a análise objetiva, é expandir a nossa visão e enxergar as mudanças de maneira neutra, sem pré-conceitos. Egger nos leva a pensar sobre diferentes situações cotidianas, dando exemplos bastante comuns e sempre nos questionando sobre nosso comportamento. Além do pensamento analítico, são apresentadas muitas outras competências de igual importância durante as aulas e os exercícios.

Como você vai se preparar para o futuro? A Descola te ajuda a desenvolver suas habilidades humanas e a descobrir como você pode transformar o meio a sua volta com seus conhecimentos mais notáveis.