O papel estratégico do RH na capacitação de pessoas

O papel estratégico do RH na capacitação de pessoas

Grandes transformações, em ritmo exponencial e contextos diversos, chacoalharam o mundo, as relações, o consumo e o ser. No âmbito corporativo, extrapolamos a afirmação para além das fronteiras tecnológicas e enfatizamos a relevância de novos comportamentos e habilidades.

Neste cenário, onde a experiência humana amplia a realidade em versos e versões, o potencial individual cresce coletivamente e também exige novos modelos de trabalho, mais disruptivos, seguros, inclusivos e respeitosos.

O caminho é definitivo: a experiência individual está no centro das atenções e o RH é nevrálgico nessa missão. 

O papel que durante muito tempo girou em torno de benefícios, relações trabalhistas e escassos treinamentos operacionais, ganhou o selo de impacto direto no planejamento estratégico das organizações, contribuindo com credibilidade e experiência do negócio, na visão de longo prazo.

Seguimos ainda, da figura antiga do "DP" com seus processos de admissão e demissão para estruturas cada vez mais robustas, que ao descentralizar e desburocratizar as atividades, abrem espaço para o reconhecimento das mudanças e suas interferências no negócio através de lentes sofisticadas e diversas da gestão de talentos.

O requisitado cargo de CHRO em grandes corporações reflete a significativa mudança e o patamar das discussões relacionadas às pessoas e talentos.


Ao longo da nossa trajetória aqui na Descola, nos conectamos com profissionais de gente e gestão, cada vez mais especialistas e focados em treinamento e desenvolvimento. Neste texto, faremos um recorte no RH Estratégico e sua relevância na cultura de aprendizagem das empresas. 

Para facilitar seu entendimento sobre esse post você pode ir direto para a etapa que deseja nos links abaixo:

O RH ESTRATÉGICO

Apesar de berços em Michigan e Harvard, nas décadas de 80 e 90, o conceito ganhou força nos últimos anos, diante da exponencialidade das transformações dos negócios e tem como premissa o uso de dados e tecnologia para a gestão estratégica de quatro fatores: seleção, remuneração, avaliação e desenvolvimento.

Com alto impacto no contexto e sucesso organizacional, o grau de influência do empregado, o fluxo operacional e a organização do trabalho ganham efeito circular e imediato através das ações estratégicas do RH.

Programas de treinamento e desenvolvimento de pessoas e de lideranças, ambiente propício à inovação e à criatividade e plano de carreira eficiente são algumas das frentes de atuação.

O RH estratégico aumenta a produtividade e reduz custos da operação, otimizando o uso do capital humano e dos recursos disponíveis, reduzindo o turnover e economizando em contratações. Garante que os colaboradores possuam as competências adequadas para suas funções, se tornem mais eficientes, e consequentemente entreguem para a melhoria de produtos e serviços.

Também é responsável por monitorar o clima organizacional e garantir que os colaboradores estejam motivados e satisfeitos com o trabalho, sendo valorizados por talento e desempenho.

A consistência e constância desta atuação ecoa uma boa reputação da empresa ao mercado, com impacto direto no fortalecimento da marca empregadora.

O PAPEL ESTRATÉGICO DO RH DENTRO DE T&D:

O conceito de planejamento estratégico se refere a um processo sistêmico que permite definir o melhor caminho a ser seguido por uma organização, para atingir um ou mais objetivos, dentro de um contexto previamente analisado.

Com profundo conhecimento sobre o negócio e suas metas, a equipe de RH, munida de tecnologia, dados e indicadores, pode engajar e alavancar o capital humano para impactar positivamente resultados e cultura.

Em 2019, a IBM publicou uma pesquisa realizada com 5800 executivos de mais de 50 países, sobre as competências exigidas no futuro próximo. Resolução de problemas complexos, trabalho em equipe, entendimento do negócio e liderança são alguns dos comportamentos mais esperados, principalmente levando em conta a facilidade e agilidade de se alcançar conhecimento técnico e digitais.

O acesso a este tipo de dado proporciona ao RH uma visão holística de todo o ecossistema com recomendações precisas e em camadas cada vez mais detalhadas para alcançar resultados específicos do negócio e também expectativas individuais de desenvolvimento, realização e crescimento na carreira.

As respostas se concretizam em formatos, experiências e trocas com a mesma velocidade que novas competências surgem e passam a ser exigidas, numa mandala criativa e solucionadora, que tem o fator humano como mola propulsora.

As organizações que entenderam o verdadeiro poder do aprendizado constante e protagonista, tem investido na gestão estratégica do treinamento e na valorização do conhecimento nos processos de contratação e promoção.

DESENVOLVIMENTO HUMANO ORGANIZACIONAL (DHO)

Responsável por estruturar e entregar políticas e processos estratégicos, ao mesmo tempo em que encontra métricas, análises e insights para a gestão dos talentos da empresa, a área de desenvolvimento humano organizacional através da visão sistêmica consegue mapear as habilidades necessárias para levar o negócio a patamares de inovação e crescimento.

O DHO é pilar estratégico em corporações que entendem o potencial individual relacionando engajamento e produtividade às suas métricas, como ganho de investimento. 

No entanto, investir no talento humano nem sempre é sobre custo, mas sobre pessoas reais, geradores de ganhos e riscos não financeiros. Nesta direção, as lideranças ganham parcerias estratégicas, para entendimento, tradução e aceleração de competências particulares ou coletivas de capacitação. 

Livia Mazza, analista de T&D e DHO na Tereos traz uma visão bastante completa:

"Em nossa companhia, visamos o crescimento e progressão de carreira de maneira transversal. Para tanto construímos programas de desenvolvimento que possibilitem o aprendizado e desenvolvimento de habilidades através de treinamentos síncronos e assíncronos, trilhas de aprendizagem entre outras estratégias. 
Temos programas de onboarding a liderança, programas para desenvolvimento de liderança e para aqueles que já ocupam esses cargos. Além disso, temos programas e estratégias como mentoria e coaching visando o desenvolvimento de nossos colaboradores, além de programas de entrada como Jovens Talentos (estágio) e trainee, onde diferentes estratégias de aprendizado são colocadas em prática.
Claro que não fica de fora o acompanhamento do desempenho e os feedbacks para impulsionar a evolução de cada um. Aqui, atrelamos as necessidades da  empresa, com nossa cultura e desempenho do colaborador para atuar de maneira estratégica frente às necessidades do mercado de trabalho e atingir os resultados esperados."

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO (T&D)

Para alinhar objetivos individuais aos organizacionais, a área de treinamento e desenvolvimento atua sobre cinco pilares: diagnóstico, planejamento, implementação, avaliação e aprimoramento

O DIAGNÓSTICO

O levantamento das necessidades de treinamento (LNT) é o ponto crucial desta jornada, com profunda investigação do contexto atual, entrevistas com gestores e equipe e até mesmo análise de demissões. Toda informação pode se tornar relevante para a definição dos objetivos, percurso e métricas de avaliação de uma capacitação. Algumas perguntas podem nortear esta etapa:

  • Para quem o treinamento é direcionado?
  • As pessoas sairão do ponto A para o B, e quais são estes pontos?
  • Como será a aplicação prática do que aprenderam com o curso? 
  • O que precisam sair sabendo fazer?
  • Quais as habilidades técnicas ou comportamentais a serem desenvolvidas? 
  • Quais problemas devem ser resolvidos a partir da nova visão?

O PLANEJAMENTO

Metodologia, formato, recursos técnicos, cronograma e orçamento são entregas de um planejamento bem estruturado e consequentemente elementos para uma implementação precisa.

Ambiente, conteúdo e condições propícias para experiências significativas de aprendizado são o caminho do sucesso para que colaboradores aprimorem habilidades e enfrentem os desafios do mercado de trabalho atual, favorecendo o crescimento profissional.

A IMPLEMENTAÇÃO

O engajamento em um projeto pontual de T&D ou programa de educação corporativa deve sempre considerar e incentivar o protagonismo das pessoas, inspirando possibilidades para a transformação do conhecimento em novas ferramentas de trabalho.

Nessa etapa, é importante executar o processo conforme o planejado, disponibilizando os recursos necessários e garantindo a qualidade do conteúdo apresentado.

A AVALIAÇÃO


Questionamento constante e muitas vezes sem resposta, avaliar o sucesso de um treinamento muitas vezes passa longe de dados tangíveis, mas métricas como adesão, conclusão, avaliação e aptidão para colocar em prática o aprendizado podem  dizer muito sobre o retorno de um investimento em aprendizagem.

O olhar mais humano e qualitativo amplia esta visão com informações sobre produtividade, crescimento de receita, adoção de novos sistemas e rotatividade de funcionários.

O APRIMORAMENTO


A partir dos insights gerados na etapa de avaliação é possível iterar e aprimorar todo o ecossistema de educação corporativa, inclusive identificando novos gaps, habilidades e comportamentos a serem trabalhados.

Nessa etapa, é importante identificar o que funcionou e o que não funcionou durante o treinamento e desenvolvimento, para que possamos melhorar o processo e torná-lo ainda mais eficiente.


Certamente, podemos afirmar que a gestão acurada de treinamento e desenvolvimento mantém as organizações competitivas, por acelerar o acesso a novas metodologias, expandir os horizontes criativos, estimular a geração de novas ideias e abrir espaço para a inovação emergir.

Características do profissional de T&D e DHO

Por fim, compartilhamos alguns comportamentos e habilidades dos profissionais que estão à frente e na operação das áreas de T&D e DHO:

  • Desenvolve visão sistêmica.
  • Exercita o poder da escuta e empatia, por isso entende o contexto e o público.
  • Reflete a cultura organizacional e evita modismos.
  • Mantém-se em constante atualização e curiosidade.
  • Alinha conteúdo e resultados, com dados, métodos e ferramentas.
  • É decisivo, corajoso e focado: desafia com embasamento
  • Inspira confiança e segurança, agindo em sintonia com o grupo.
  • Gerencia e atende às expectativas.