Organize melhor o seu tempo com a Técnica Pomodoro

Acarretado pelo excesso de informações às quais temos acesso, um dos males do século 21 é a procrastinação. Você já deve ter ouvido essa palavra: procrastinar é adiar uma ou mais ações. É literalmente dar aquela enrolada no trabalho que você tem pra fazer, seja ele acadêmico, pessoal ou até mesmo um job.

A procrastinação pode ter causas psicológicas e fisiológicas, e uma maneira de controlar esse comportamento é através do gerenciamento do tempo disponível.

Alguns possuem suas técnicas pessoais que funcionam muito bem para eles. Se você já tentou de várias maneiras se organizar e aproveitar o máximo do seu tempo e ainda não deu certo, existem algumas técnicas prontas que podem te auxiliar. Uma delas é a Técnica Pomodoro, que consiste em dividir o trabalho em pequenos períodos (chamados “pomodoros”), alternando com breves intervalos.

Esse método tem como principal objetivo evitar distrações externas. É baseado na ideia de que a nossa agilidade mental e produtividade podem aumentar quando fazemos pequenas pausas. Depois de muitas pesquisas, o criador da técnica, Franscesco Cirillo, chegou ao tempo de 25 minutos como sendo ideal para cada período de trabalho.

Veja como funciona a técnica pomodoro:

  • Liste as tarefas pendentes que deseja executar;

pen-calendar-to-do-checklist

  • Ajuste um cronômetro ou despertador para 25 minutos;

  • Escolha uma tarefa e execute-a sem interrupções;

pexels-photo-40120

  • Quando o cronômetro tocar, após os 25 minutos, faça uma pequena pausa de 5 minutos;

pexels-photo-58639

  • Se a atividade foi finalizada, marque-a com um X; senão, retome;

pexels-photo-131979

  • A cada quatro atividades realizadas, faça uma pausa mais longa, de mais ou menos 30 minutos;

pexels-photo-1

  • Repita quantas vezes for necessário, até alcançar sua meta.

repeat

 

Algumas observações

“Mas 25 minutos é muito (ou pouco) tempo para minhas tarefas, vou terminar em 2 minutos e ficar o resto do tempo ocioso?”

Na verdade, a técnica pomodoro sugere que o tempo de trabalho seja de 25 minutos, mas isso depende muito das tarefas que você vai executar. Não adianta reservar 25 minutos pra lavar meia dúzia de copos, coisa que você consegue fazer em 5 minutos. Além disso, um tempo ocioso muito grande pode fazer com que você perca o foco. Adapte o tempo às suas necessidades.

“As pausas são muito curtas!”

Dependendo da complexidade da atividade e do quanto ela exige da sua mente, as pausas também podem ser ajustáveis de acordo com a sua necessidade. Iniciar outro pomodoro ainda exausto do anterior não é boa ideia e aumenta muito as chances de você se distrair e querer parar.

“Meu chefe me chamou no meio de uma tarefa, e agora?”

Nesse caso, é preciso recomeçar o pomodoro, já que a ideia da técnica é justamente um período sem interrupções.

Precisa de um empurrãozinho?

Alguns aplicativos pra celular servem como gerenciador de tempo baseado na técnica pomodoro. No Android, você pode fazer download do ClearFocus: Productivity Timer, que é bem simples e totalmente gratuito.

Pra instalar no seu computador, existe o Focus Booster, que funciona também de maneira bem fácil. Você pode criar até 20 pomodoros mensais de graça.

O navegador Chrome conta com uma extensão pra adicionar um timer ao programa, assim você consegue monitorar o tempo de cada tarefa na internet. Instale o Simple Pomodoro®.

Se você gostou da técnica e quer saber mais, tem um livro super completo aqui, escrito pelo próprio idealizador do método com explicações bastante detalhadas sobre os objetivos, duração, percepção, motivação e muito mais.

Esperamos que você aproveite as dicas e possa aplicá-las no dia a dia. Até a próxima!

Comentários (02)

Comentar