PLANEJAR É PRECISO

PLANEJAR É PRECISO

Mas atentar para os pontos de partida e norteadores corretos é fundamental!

Aprender um novo idioma, fazer dieta, tirar do papel a tão sonhada viagem ao exterior. Esta poderia ser parte daquelas listas de fim de ano que muitos de nós fazemos sem concluir. Por que será que isso acontece? Fica a pergunta para que você reflita:

Quantos objetivos da sua lista de fim de ano você escreveu e, de fato, cumpriu? Para os que foram alcançados, como você se organizou para tal? E os demais? O que você considera ter feito errado ou o que não fez para que eles saíssem do papel?

Bem, poderíamos citar inúmeras razões, incluindo procrastinação, indisciplina para seguir determinados objetivos, etc. Ocorre que a raiz do problema pode estar muito além disso. Por trás de qualquer meta bem sucedida - seja pessoal ou profissional - está um planejamento bem estruturado.

Por isso, aqui neste curso, estaremos empenhados em lhe apresentar conceitos, ferramentas e estratégias para que você cumpra todas as etapas - do início ao fim - sem perder seu objetivo de vista. Seja ele qual for.

MISSÃO, VISÃO E VALORES

Bem, no âmbito profissional, um bom planejamento começa com a devida consideração àquelas plaquinhas emolduradas na parede. Além de fazer o possível para estimular a vivência de suas mensagens na prática por todos os colaboradores, a missão, a visão e os valores vão nortear a elaboração do plano.

Para isso, é preciso ter claro os conceitos:

MISSÃO: MINHA RAZÃO DE SER

Se sua empresa não souber para que ela existe, não conseguirá definir uma estratégia de crescimento, porque os objetivos da empresa não serão claros. A declaração da missão serve como base para a construção da estratégia (com objetivos, indicadores e metas). Uma boa definição de missão deve esclarecer o benefício gerado pela empresa para o seu público-alvo.

Em outras palavras, de acordo com o SEBRAE, uma empresa deve existir não para produzir o produto ou prestar o serviço que consta em seu contrato (ou estatuto) social, mas sim, para levar o benefício (do produto ou serviço) ao consumidor.

Uma boa definição de missão também deve ser inspiradora e desafiadora, para que haja o engajamento de seus colaboradores e parceiros, comprometidos em levar um benefício cada vez melhor para um público-alvo.

Muitos especialistas defendem que a declaração da missão deve ser curta para que seja lembrada, vivenciada e transmitida por todos os envolvidos com o negócio. No fundo, deve servir com um mantra, uma crença que orienta a existência da organização.

VISÃO: O QUE EU VEJO NO FUTURO?

Definida a missão, é o momento de a empresa determinar uma visão de futuro para o seu negócio, ou seja, ter objetivos para atingir nos próximos anos. É fundamental que eles tenham indicadores e metas.

Se a empresa quer ser a maior, a melhor e/ou a mais admirada de seu segmento, deveria definir indicadores e metas para saber se está alcançando seus objetivos.

Ao contrário da missão, é muito difícil encontrar uma definição da visão de uma companhia que contenha os objetivos, os indicadores e as metas. Em geral, tais informações não são divulgadas publicamente e outras são impedidas de “prometer” resultados para os investidores.

VALORES: QUAIS OS MEUS PRINCÍPIOS?

São os ideais de atitude, comportamento e resultados que devem estar presentes nos colaboradores e nas relações da empresa com seus clientes, fornecedores e parceiros.

Um conjunto efetivo de valores não será meramente observado como regra, mas efetivamente vivenciado pelas pessoas como fonte inspiradora, satisfação e orgulho em pertencer.

Descrevemos os conceitos no detalhe, e agora, de maneira bem resumida, o que eles querem dizer, quando se cruzam? Que planejar é entender nosso momento atual, onde queremos chegar e quais os caminhos devemos traçar, certo?

De certa forma, sim. Contudo, o processo traz outras considerações importantes. Para entender onde estamos, é preciso levantar e sintetizar dados, a fim de definirmos uma situação problema e como vamos caminhar para resolvê-lo.

No caminho, certamente, irão surgir obstáculos - que só serão contornáveis diante de um bom direcionamento e planos de ação. Sem contar que, para que o monitoramento seja assertivo, é preciso estabelecer critérios de avaliação e medição de resultados.

Tudo isso só é possível diante de uma estratégia clara. E é sobre isso que falamos muito no curso Planejamento Estratégico.

OK, com sua missão, visão e valores definidos podemos começar a pensar um pouco mais sobre planejamento, mas afinal o que é esse trem?

O planejamento estratégico é um processo de planejamento que visa aumentar a eficácia da organização, através da identificação dos seus objetivos e metas, bem como dos meios para alcançá-los. O planejamento estratégico ajuda a organização a manter o foco, otimizar os seus recursos e maximizar as suas chances de sucesso.

É um processo continuo que deve ser revisado e ajustado à medida que a organização evolui e que os seus objetivos mudam. O planejamento estratégico é importante porque:

  • Ajuda a organização a definir os seus objetivos e metas;
  • Ajuda a organização a identificar os meios para alcançar os seus objetivos;
  • Ajuda a organização a otimizar os seus recursos;
  • Ajuda a organização a manter o foco;
  • Ajuda a organização a maximizar as suas chances de sucesso.