Recomendações da Semana #1

Quando falamos de educação e principalmente de cursos online, logo surgem os paradigmas: “curso online funciona?“, “preciso estar no presencial para prestar atenção” , “em casa eu tenho muitas distrações”.

Aqui na Descola, quando falamos em criar grandes experiências de aprendizagem, transcendemos as duas horas de videoaulas, na frente do computador ou smartphone e estendemos o conteúdo para momentos de lazer e cotidianos das nossas vidas.

Em todos os nossos cursos, trazemos referências de filmes e livros que remetem ao tema central. Que tal pensar em “Game of Thrones” quando falamos de modelos de gestão? Ou mesmo em “Black Mirror” quando falamos sobre o futuro do trabalho.

Casos opostos também servem muito bem para construirmos um cenário análogo! Claro que, Michael Scott, em “The office” é um exemplo poderoso sobre como um líder/chefe NÃO deve atuar.

Será que dessa forma conseguimos absorver melhor o conteúdo, relacionando um filme ou nossa série predileta a um curso que estamos fazendo?

A partir de hoje, toda segunda-feira, publicaremos uma série de conteúdos com filmes, livros, podcast ou mesmo músicas que nos levam a reflexões sobre comportamentos e habilidades comportamentais fundamentais para o ambiente de trabalho.

Vamos juntos?

#1 O Poderoso Chefão

Poderíamos citar diversos filmes sobre gangsters ou máfia para evidenciar um modelo de gestão baseado no medo, mas escolhemos justamente um dos clássicos.

Note como no primeiro filme a relação do “padrinho” é justamente como descrevemos em um estágio vermelho.

Veja algumas características relacionadas ao modelo de gestão vermelho:

• Constantes demonstrações de poder do chefe para manter a ordem;
  • A organização é instável e o chefe usa do medo para controlar as pessoas;
  • O foco é a curtíssimo prazo;
  • Capaz de superar situações hostis (como uma guerra, por exemplo)

Voltando a nossa recomendação, o chefe está nessa posição pelo maior poder e pela maior força. Em troca, oferece proteção e ajudas diversas. Em toda a estrutura hierárquica da máfia, quanto mais perigoso, melhor seu cargo. É uma gestão baseada no medo e em ameaças e suas decisões jamais eram questionadas.

Semana que vem traremos uma nova recomendação!