Recomendações da Semana #3

Senta aqui, vamos conversar. Você já parou para pensar em como as palavras têm poder? Então é hora de começar a refletir. É como aquele antigo provérbio chinês diz:

“Há três coisas que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.”

As palavras são tão poderosas que, sem perceber ou percebendo, podemos mudar o dia de alguém. Podemos permitir que algo aconteça. Podemos fazer a mudança no mundo. Foi usando a palavra que Dom Pedro I decretou, em 1822, que ficaria no Brasil. Foi usando a palavra que o presidente John Kennedy, dos Estados Unidos, garantiu, em 1961, que, antes que a então década acabasse, um homem pisaria na Lua e retornaria em segurança para a Terra.

As palavras importam e quando elas estão em uma conversa podem transformar muitas realidades. É para mostrar o impacto de conversas transformadoras que viemos com mais uma recomendação da semana. Vamos lá?

Conversas Transformadoras: Uma Trilogia Envolvente

Richard Linklater é um diretor, produtor e escritor americano. Falando assim, talvez você não se lembre, mas ele é o responsável por grandes nomes do cinema, como Escola do Rock, Boyhood e a trilogia que queremos indicar: Antes do Amanhecer, Antes do Pôr-do-Sol e Antes da Meia-Noite.

3 fotos de casal do filme conversas transformadoras

Essa é uma trilogia que mostra o quanto a conversa é essencial e consegue mudar realidades. Tudo começa em Antes do Amanhecer, onde somos apresentados a Jesse (Ethan Hawke), um rapaz norte-americano, e Celine (Julie Delpy), uma estudante francesa. Os dois se conhecem em um trem, durante uma viagem pela Europa. A partir de uma conexão que eles sentem um pelo outro, ambos decidem descer na estação de Viena e sair para explorar o que o destino entregaria aos dois. Durante cada cena, vemos o quanto a conversa entre eles permite que a conexão só aumente, deixando florescer um relacionamento bonito e maduro.

Então eles ficam juntos no final, como um bom filme de romance pede? Bom, isso fica com você decidir. Essa não é uma história de amor como as outras, já que Jesse e Celine precisam seguir com suas viagens, o que torna a conversa tão importante para eles. Por não acharem que vão se ver novamente, Jesse e Celine aproveitam cada segundo que eles têm divagando sobre várias coisas, inclusive refletindo sobre a vida.

Quer ver só como o diálogo transformou a vida dos dois? Nove anos depois, em Paris, Jesse e Celine se encontram novamente, agora em Antes do Pôr-do-Sol, o segundo filme da trilogia. Mais velhos, eles têm um novo dia para andar pelas ruas da cidade do amor e descobrir se eles estão ou não destinados a ficarem juntos. Novamente, os diálogos ganham força e novas conversas inspiradoras podem mudar completamente a forma como você lida com a vida.

Essa história, porém, vai precisar de mais que um dia para ter um desfecho. Precisamente falando, mais nove anos foram necessários para que, finalmente, pudéssemos ver Jesse e Celine como um casal. Em Antes da Meia-Noite, conhecemos a vida dos dois com suas filhas gêmeas e Hank, filho de Jesse com sua ex-mulher, durante férias pela Grécia. Muitos spoilers, não é? Por isso, vamos nos conter a dizer que, aos 40 anos, o que sobra para o enredo do casal é reviver momentos do passado, sentimentos e desejos reprimidos em mais um longo dia de conversas.

Talvez Você Deva Conversar Com Alguém

Depois de assistir à trilogia de Linklater, talvez você deva conversar com alguém. Ou, melhor, talvez você deva ler este livro, de Lori Gottlieb, uma terapeuta que relatou, em algumas páginas, como ela precisou conversar com alguém para conseguir lidar com os problemas que absorvia de seus pacientes, bem como as suas questões individuais.

Neste livro, você vai encontrar uma jornada emocionante de autodescoberta, que se baseou em conversas poderosas entre Lori e seu terapeuta, o que a ajudou a reconhecer sua natureza humana e mostrou a importância de ouvir e ser ouvido. Uma obra sobre encontros, sobre o poder da mudança e sobre ter coragem para transformar.

Talvez Você Precise Deste Curso

Depois de assistir à trilogia de filmes que recomendamos e ler o livro de Lori Gottlieb, talvez você esteja repensando a forma como promove conversas e como usa suas palavras. Neste momento em que várias perguntas surgem, talvez você precise de um curso da Descola: o de Conversas Transformadoras.

Neste curso, olhamos para a conversa com uma perspectiva diferente, uma que enxerga nesse meio de comunicação uma forma de realizar transformações pessoais e coletivas. Para isso, juntamente com o professor Augusto Cuginotti, anfitrião de aprendizagem e facilitador de conversas, você entende que conversas são verdadeiros instrumentos de poder, aprende como usar as palavras certas para a mudança e passa a ter a conversa como um meio para transformar realidades e influenciar a sua organização.

Embarque nessas recomendações e transforme o mundo ao seu redor.