Revolucionando a Comunicação no Trabalho

Você já se pegou pensando que estar online não significa estar disponível? Com a crescente adoção do home office, a maneira como nos comunicamos no trabalho passou por transformações significativas. O curso de Comunicação Assíncrona da Descola, foi criado para ajudar profissionais a navegar por essas mudanças de forma eficiente e leve.

Mas o que é Comunicação Assíncrona?

Comunicação assíncrona é aquela que não ocorre em tempo real. Diferente de uma reunião ou uma chamada telefônica (comunicação síncrona), a comunicação assíncrona permite que as mensagens sejam enviadas e recebidas em momentos diferentes. Essa modalidade é especialmente relevante no contexto do trabalho remoto, onde a flexibilidade de horário e a necessidade de gestão do tempo se tornam essenciais.

Por Que Aprender Comunicação Assíncrona?

A pandemia de COVID-19 trouxe uma mudança radical na forma como nos comunicamos. O trabalho remoto não só se tornou prevalente, mas também destacou a importância da comunicação assíncrona. Segundo a Gartner Consultoria, 88% das organizações adotaram políticas de trabalho remoto durante a pandemia, impulsionando a necessidade de uma comunicação eficiente que não depende de respostas imediatas.

Vantagens da Comunicação Assíncrona

1. Eficiência: Reduz a necessidade de reuniões presenciais ou videoconferências, permitindo que as pessoas se concentrem em suas tarefas.
  2. Eficácia: Permite a organização de prioridades, separando o urgente do que pode esperar.
  3. Documentação: Todas as conversas são documentadas, facilitando a referência futura.
  4. Colaboração: Permite colaborações flexíveis independentemente da localização ou fusos horários.
  5. Inclusão: Torna as informações acessíveis a todos, promovendo a inclusão e evitando a formação de panelinhas.

Desafios da Comunicação Assíncrona

Apesar das vantagens, a comunicação assíncrona apresenta desafios, como a necessidade de clareza e precisão nas mensagens, e a gestão do tempo e da sensação de isolamento. A transição para um modelo de trabalho assíncrono requer o desenvolvimento de habilidades de autogestão e disciplina.

Exemplos de Sucesso

Empresas como a GitLab são exemplos de sucesso na adoção da comunicação assíncrona. Com mais de 3000 colaboradores distribuídos em mais de 60 países, a GitLab enfatiza a transparência e eficiência na comunicação.

Eles desenvolveram um manifesto sobre trabalho remoto e práticas claras para a comunicação assíncrona, como a escrita de mensagens detalhadas para evitar perguntas de acompanhamento.

Ferramentas de Comunicação Assíncrona

Ferramentas como Slack, Trello e Loom são essenciais para a comunicação assíncrona eficaz. Estas plataformas permitem a colaboração flexível, o gerenciamento de projetos e a comunicação detalhada através de vídeos explicativos.

Além disso, ferramentas como Freedom podem ajudar a limitar distrações e manter a produtividade.

Equilíbrio entre Comunicação Síncrona e Assíncrona

No ambiente de trabalho moderno, é crucial encontrar um equilíbrio entre comunicação síncrona e assíncrona. Enquanto a comunicação síncrona é útil para discussões rápidas e decisões imediatas, a comunicação assíncrona é ideal para reflexões mais profundas e trabalho colaborativo que não depende de interações em tempo real.

Aplicando comunicação assíncrona no seu dia a dia

O curso de Comunicação Assíncrona da Descola é uma oportunidade única para entender e adotar práticas que vão além de habilidades técnicas, abordando também aspectos emocionais, comportamentais e de adaptação.

Ao final do curso, você estará preparado para enfrentar os desafios do ambiente de trabalho moderno, promovendo um espaço de trabalho mais inclusivo, flexível e adaptável.

Mas afinal o que esse curso aborda?

Módulo 1: O Meu Online Pode Não Ser o Seu Online

Neste módulo, discutimos como o home office e o trabalho híbrido mudaram as dinâmicas de comunicação. Exploramos as diferenças entre comunicação síncrona e assíncrona, e analisamos os benefícios e desafios de cada uma. A flexibilidade e os desafios na gestão de tempo e sensação de isolamento são temas centrais. Um dos pontos altos é a Pirâmide da Comunicação Remota, que ajuda a priorizar diferentes métodos de comunicação.

Módulo 2: Aspectos Essenciais da Comunicação Assíncrona no Trabalho Remoto

Aqui, ajustamos expectativas para uma comunicação mais eficiente, abordamos práticas de mensagens diretas e claras, e discutimos a importância do tom na comunicação escrita. Também exploramos estratégias para responder em situações desafiadoras e dicas para transitar entre comunicações assíncronas e síncronas conforme a necessidade.

Módulo 3: Ferramentas e Boas Práticas

O terceiro módulo foca em ferramentas que podem maximizar a eficácia da comunicação assíncrona. Analisamos boas práticas e como potencializar sua comunicação. Além das vídeoaulas, oferecemos materiais exclusivos, incluindo um e-book, que complementam e aprofundam os temas abordados.

Se você está pronto para transformar a maneira como se comunica no trabalho e quer aprender a utilizar a comunicação assíncrona para se destacar na vida e na carreira, este curso é para você. Inscreva-se agora e comece a jornada para uma comunicação mais eficiente e leve.

🔗🍿🎬 https://descola.org/comunicacao-assincrona