Vamos discutir nossa relação com o trabalho?

Relatório reúne tendências emergentes para o mercado de 2023

Uma avalanche de dados, inovações tecnológicas e a necessidade de reavaliar as relações e formas de trabalho. Inspirados por esse contexto que nos rodeia, a Descola acaba de lançar mais uma edição do Relatório de Tendências 2023 para você se informar gratuitamente sobre o futuro provável no ambiente de trabalho.

O material, que é publicado anualmente, é resultado de um extenso apanhado de pesquisas que realizamos aqui mesmo na Descola. Para nos respaldar nos temas mais quentes e necessários e planejar nossos lançamentos, nos centramos nos referenciais mais críveis para descobrir, compreender e traduzir estudos e informações nas 15 tendências para o mercado de trabalho em 2023.

A prática do “quiet quitting" - a chamada demissão silenciosa, em português - entrou no vocabulário corporativo em 2022 e chamou a nossa atenção para algo que deveria figurar entre as temáticas do relatório.

quiet quitting

O termo se dá quando o funcionário decide fazer o estritamente necessário para cumprir sua função, evitando esforço, ânimo, longas jornadas ou qualquer sobrecarga. Ele não pede demissão, mas trabalha como se estivesse esperando que isso aconteça.

Fomos então mergulhar em dados para investigar o que era a prática, as justificativas das pessoas para adotarem este comportamento e o impacto disso para o mercado de trabalho.

Descobrimos que os funcionários costumam praticar quiet quitting por se sentirem insatisfeitos, apáticos em seus ambientes de trabalho. Atuar em organizações que não tenham os mesmos valores que os seus também está entre as justificativas.

O caso nos traz diversas contemplações sobre como isso pode impactar o mercado de trabalho. Esmiuçamos, então, aspectos que tangibilizam a origem do problema e como chegamos a esse ponto.

O que aconteceu para que as pessoas simplesmente perdessem o interesse em suas carreiras? E a partir daí, propomos uma reflexão sobre a necessidade de reavaliar e buscar meios para aprimorar nossa relação com o trabalho.

Quando levantamos as tendências para 2023, vimos que todas elas (mesmo que cada uma à sua maneira) estão entrelaçadas a esta temática central.

Quer ver só? Dificilmente evoluiremos na busca por propósito pessoal ou institucional sem olhar para os nossos pares. Estabelecer novos modelos de gestão, considerando um olhar particular e rigoroso à liderança feminina, só será possível se reavaliarmos como conduzimos as relações internas.

ebook do relatorio de tendencias

Isso também é necessário quando falamos sobre a necessidade urgente de incluir políticas de diversidade e inclusão e sustentabilidade. E o mercado de 2023 pede que elas sejam efetivas.

Não dá mais pra planilhar ações no plano diretor e esquecê-las ao longo do ano. Não dá pra escrever só "pra inglês ver". Políticas de diversidade, inclusão e de ESG são urgentes e têm que ser vividas por todos da instituição todos os dias. De verdade.

Agora chega de dar spoiler, porque você tem que ver para crer nessas e outras tendências por completo.

No relatório, detalhamos todas elas em tópicos que explicam: o que é cada uma, o contexto (o motivo pelo qual essa é uma tendência em 2023), impactos (que tangibilizam a tendência no mercado), os agentes (quem são as empresas ou profissionais que estão colocando isso em prática) e recomendações de leitura e cursos para você aprimorar seus conhecimentos em cada uma delas.

Tudo isso gratuito e à distância de um clique. Aproveite!