10 hábitos de Gestão Emocional para aplicar no seu dia a dia

10 hábitos de Gestão Emocional para aplicar no seu dia a dia

É POSSÍVEL ENSINAR E APRENDER A TER INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?

A Inteligência Emocional pode sim ser ensinada e aprendida por qualquer pessoa. É como se ela fosse um músculo que pode ser exercitado e treinado. Mas para que possamos treinar nossa Inteligência Emocional, é necessário olhar para alguns indicadores que definem a capacidade individual de gerenciamento de emoções em momentos difíceis.

Os 3 indicadores que ajudam a determinar o nível de Inteligência Emocional de uma pessoa são:

  • Quanto tempo você demora para perder o controle?
  • O quão fundo você vai na crise?
  • Quanto tempo você demora para se reorganizar emocionalmente?

Tente refletir sobre as últimas experiências que você teve em que você saiu do seu estado emocional equilibrado. Agora se faça as mesmas perguntas. Em quanto tempo você perdeu o controle? O quão intensa foi sua crise?

Quanto tempo ela durou até que você conseguisse se reequilibrar?

Trabalhar a Inteligência Emocional é essencial para o autodesenvolvimento. Mas como podemos exercitar a Inteligência Emocional? Como fazemos dela um hábito que faz parte das nossas vida?Fizemos uma lista de 10 hábitos de Gestão Emocional para você colocar em prática no exercício constante das suas competências de ter e agir com Inteligência Emocional.

Evite olhar no celular quando você levanta

  1. Evite olhar no celular quando você levanta

Levante da cama com calma, tome seu banho para acordar, alimente-se com tranquilidade, arrume suas coisas, mas deixe as mensagens do celular para quando você estiver relaxado e já tiver começado seu dia. Evitar seu celular é, também, evitar possíveis gatilhos de estados emocionais negativos. Se você der de cara com alguma mensagem que te deixa ansioso, não vai nem conseguir mastigar o café da manhã direito.

Pratique atenção plena durante o banho

  1. Pratique atenção plena durante o banho

Em vez de pensar nos seus problemas ou em todas as coisas que você precisa fazer durante o dia, tire o tempo do seu banho para praticar sua atenção plena e presença. Sinta o cheiro do shampoo, a água quente e a sensação do sabão no corpo. Se permita estar completamente presente e use este momento para começar seu dia relaxado.

Faça suas refeições com mais calma

  1. Faça suas refeições com mais calma

Quem nunca tomou café da manhã em pé, comeu algo correndo no meio do caminho ou usou o almoço para fazer uma reunião? É muito importante que você reveja esses hábitos e cultive outros costumes mais saudáveis, que respeitem momentos como esse, que são sagrados para o seu corpo. Pense que você está se alimentando, repondo energias! Procure fazer isso com presença, foco e tranquilidade.

Dê um show do lobo de vez em quando

  1. Dê um show do lobo de vez em quando

Show do lobo é aquele momento em que você extravasa suas necessidades através das primeiras palavras que vêm à sua mente. Em momentos de extremo estresse, tire alguns segundos para liberar completamente seus sentimentos e descarregar as emoções negativas. Depois que você soltar seu show do lobo, aí sim volte e faça o que precisava ser feito. Não guarde suas emoções, não engula elas. Vivê-las pode ser um alívio maior do que ignorá-las.

Cultive momentos de presença durante o dia

  1. Cultive momentos de presença durante o dia

Viva sua vida com mais plenitude. Nem é tão difícil assim, você só precisa estar presente em alguns momentos. Respire fundo aquele ar livre, sinta o calor do sol no rosto, saboreie aquele suco do restaurante, coma chocolate com mais vontade, responda com menos pressa, escute com menos pressa. Cultive pequenos momentos de presença, atenção plena e respiração durante o seu dia para torná-lo mais leve.

Crie uma âncora de energia ou tranquilidade

  1. Crie uma âncora de energia ou tranquilidade

Crie uma âncora emocional para você. Escolha do que você mais precisa: energia ou tranquilidade, e então, tire um tempo do seu dia todas as manhãs para ativar e dar mais força à sua âncora. Parece um gesto ou um exercício pequeno, mas isso vai te ajudar muito de médio a longo prazo.

Respire fundo antes de dar uma resposta

  1. Respire fundo antes de dar uma resposta

No calor do momento e no auge das nossas emoções, muitas vezes deixamos de parar para pensar antes de dar uma resposta ao outro. Reagimos mais do que agimos, nos esquecemos de olhar com mais perspectiva e buscar soluções e comportamentos melhores.

Então, faz o seguinte: respira fundo da próxima vez. Numa outra situação, faça o mesmo. E continue repetindo o hábito até que ele se torne cada vez mais natural.

Respire fundo antes de todas as respostas e reações, identifique seu estado emocional, se conecte com sua base de dados, e busque melhores formas de lidar com os cenários da vida.

Apenas respirando.

Tenha um diário emocional

  1. Tenha um diário emocional

Transforme aquele exercício que fizemos ao longo do curso em um hábito. Use seu diário emocional todos os dias antes de dormir para descarregar todas as emoções que te consumiram ao longo do dia. Pense nele quase como um depósito, ou então, um histórico dos seus estados emocionais positivos e, principalmente, negativos.

Crie um ritual para dormir

  1. Crie um ritual para dormir

Tenha um ritual só seu para criar o estado emocional com o qual você gostaria de dormir todos os dias. Talvez você possa usar uma música ambiente, ou usar outros elementos para criar a atmosfera que vai tornar o seu sono mais leve, saudável e prazeroso.

Não leve os problemas para a cama

  1. Não leve os problemas para a cama

A ideia do ritual para dormir pode ajudar nesse ponto. Tente não levar seus problemas com você para a cama. Descarregue no seu diário, use sua âncora ou crie um ritual simples. Evite deitar agitado, nervoso ou triste, pois isso pode afetar sua saúde mental e física, já que impacta diretamente no aproveitamento do seu sono.

Gostou da lista dos hábitos? Todos eles foram retirados do nosso curso sobre Inteligência Emocional e você pode aprender muito mais com nosso curso! fique a vontade para navegar e conhecer um pouco mais sobre sentimentos e suas emoções.