4 dicas essenciais para colocar a inovação em prática

O tempo de hoje em dia é muito mais dinâmico e voraz do que os de nossos avós, e para acompanhar a velocidade das mudanças e da troca de informações é necessário ter criatividade e saber inovar.

As empresas, atualmente, investem na inovação como forma de estratégia para crescimento e afirmação no mercado. Mas como colocar a inovação em prática? Quais valores devem ser seguidos? Acompanhe este artigo e descubra alguns pontos.

1. Saiba estimular a liderança

Estudos recentes comprovam que a criatividade é um elemento essencial para quem quer desenvolver a liderança. No entanto, é preciso investir certo para que essa criatividade seja posta em prática e gere discussões construtivas.

A colaboração, nesse caso, é muito importante, sendo o diálogo a ponte para o surgimento de novas ideias. Permitir a diversidade, colocando grupos de níveis de habilidade diferentes no mesmo ambiente pode ajudar a fazer surgirem ideias fora do espectro temático da empresa.

2. Trabalhe com qualidade, não com quantidade

Para colocar a inovação em prática, é preciso analisar os processos e resultados da empresa. Muitas vezes, o incentivo à produção acaba por gerar um número grande de ideias, sendo necessário que algumas (ou muitas!) delas sejam descartadas.

Para que as ideias sejam realmente inovadoras, elas devem acompanhar o curso de abordagem e procedimentos estipulado pela empresa. Oferecer clareza e detalhe dos desafios, proporcionar outras experiências e estimular áreas de interesse diferentes são algumas maneiras de trazer mais qualidade a essas ideias.

3. Crie um ambiente que seja propicio à troca de ideias

Ter um ambiente de trabalho que dê prazer aos funcionário é certamente um meio eficiente de colocar a inovação em prática. Soluções criativas no espaço laboral geram produções mais focadas e empregados mais felizes. Chegar a isso, no entanto, não é fácil. É preciso aliar a estrutura da empresa com os valores que permitem colocar a inovação em prática.

Em alguns casos, um salão de jogos ou quadras esportivas, por exemplo, podem tornar-se verdadeiros trampolins de potencialização de ideias. Qualquer que seja a solução pensada para investir na inovação, ela deve atender ao perfil da empresa e não deve de forma alguma interferir no desempenho da produção.

4. Não dê mole ao fracasso

Uma das maneiras mais comuns de ver a produção decair é quando nos deparamos com algum problema ou imprevisto. Saber contornar os erros e fracassos é essencial para manter a inovação na empresa.

Ter um ambiente favorável à crítica é um dos valores necessários para colocar a inovação em prática. Saiba como conduzir uma equipe que não está indo bem através do incentivo e do estímulo, pois ações agressivas e autoritárias costumam denotar em uma reação de rejeição que em nada ajuda o desenvolvimento das ideias.

5. Dica extra:  

Como você coloca a inovação em prática na sua vida e no seu trabalho? Comente e leia também nosso post com 4 dicas para ser mais criativo nos negócios!

Comentar