4 dicas essenciais para colocar a inovação em prática

4 dicas essenciais para colocar a inovação em prática

O tempo de hoje em dia é muito mais dinâmico e voraz do que os de nossos avós, e para acompanhar a velocidade das mudanças e da troca de informações é necessário ter criatividade e saber inovar.

As empresas, atualmente, investem na inovação como forma de estratégia para crescimento e afirmação no mercado. Mas como colocar a inovação em prática? Quais valores devem ser seguidos? Acompanhe este artigo e descubra alguns pontos.

1. Saiba estimular a liderança

Estudos recentes comprovam que a criatividade é um elemento essencial para quem quer desenvolver a liderança. No entanto, é preciso investir certo para que essa criatividade seja posta em prática e gere discussões construtivas.

A colaboração, nesse caso, é muito importante, sendo o diálogo a ponte para o surgimento de novas ideias. Permitir a diversidade, colocando grupos de níveis de habilidade diferentes no mesmo ambiente pode ajudar a fazer surgirem ideias fora do espectro temático da empresa.

2. Trabalhe com qualidade, não com quantidade

Para colocar a inovação em prática, é preciso analisar os processos e resultados da empresa. Muitas vezes, o incentivo à produção acaba por gerar um número grande de ideias, sendo necessário que algumas (ou muitas!) delas sejam descartadas.

Para que as ideias sejam realmente inovadoras, elas devem acompanhar o curso de abordagem e procedimentos estipulado pela empresa. Oferecer clareza e detalhe dos desafios, proporcionar outras experiências e estimular áreas de interesse diferentes são algumas maneiras de trazer mais qualidade a essas ideias.

3. Crie um ambiente que seja propicio à troca de ideias

Ter um ambiente de trabalho que dê prazer aos funcionário é certamente um meio eficiente de colocar a inovação em prática. Soluções criativas no espaço laboral geram produções mais focadas e empregados mais felizes. Chegar a isso, no entanto, não é fácil. É preciso aliar a estrutura da empresa com os valores que permitem colocar a inovação em prática.

Em alguns casos, um salão de jogos ou quadras esportivas, por exemplo, podem tornar-se verdadeiros trampolins de potencialização de ideias. Qualquer que seja a solução pensada para investir na inovação, ela deve atender ao perfil da empresa e não deve de forma alguma interferir no desempenho da produção.

4. Não dê mole ao fracasso

Uma das maneiras mais comuns de ver a produção decair é quando nos deparamos com algum problema ou imprevisto. Saber contornar os erros e fracassos é essencial para manter a inovação na empresa.

Ter um ambiente favorável à crítica é um dos valores necessários para colocar a inovação em prática. Saiba como conduzir uma equipe que não está indo bem através do incentivo e do estímulo, pois ações agressivas e autoritárias costumam denotar em uma reação de rejeição que em nada ajuda o desenvolvimento das ideias.

5. Dica extra:

Acolha diferentes perspectivas

Inovar significa pensar fora da caixa, e para isso é preciso ver as coisas sob pontos de vista diferentes. No intuito de estimular essa atitude, pode ser interessante, por exemplo, criar um dia em que cada equipe trabalhe no lugar da outra, experimentando cumprir funções diferentes das suas e, assim, enxergando o trabalho com outros olhos.

Como você coloca a inovação em prática na sua vida e no seu trabalho? Comente e leia também nosso post com 4 dicas para ser mais criativo nos negócios!