Descubra o Segredo para um Ambiente de Trabalho Mais Produtivo e Seguro

No mundo acelerado e incerto de hoje, a segurança psicológica se tornou um dos pilares essenciais para o sucesso e bem-estar das equipes. Imagine um ambiente de trabalho onde todos se sentem seguros para expressar suas ideias, compartilhar preocupações e assumir riscos interpessoais sem medo de retaliação.

Esse é o cerne do curso "Segurança Psicológica: Promovendo Bem-Estar e Alta Performance", oferecido pela Descola. Neste blog post, exploraremos os detalhes do curso, seus objetivos e a importância da segurança psicológica nas organizações modernas.

Quem é Karina Papa?

Karina Papa é a instrutora deste curso e uma coach e treinadora de líderes com vasta experiência em diversas áreas. De formação assistente social, Karina começou sua carreira como funcionária pública no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e, aos 26 anos, assumiu seu primeiro cargo de liderança.

Ao longo de sua trajetória, especializou-se em Saúde Pública, Serviço Social e fez um MBA Executivo no Insper. Karina descobriu que, no ambiente da saúde, as relações são fundamentais para o bem-estar e a colaboração. Isso a levou a se aprofundar no conceito de segurança psicológica, especialmente influenciada pelos estudos de Amy Edmondson.

Hoje, Karina dirige sua própria consultoria, Liderejá, focada em desenvolver habilidades de liderança e soft skills através de programas de educação corporativa, mentoria e coaching.

O Conceito de Segurança Psicológica

A segurança psicológica é definida por Amy Edmondson como um clima no qual as pessoas se sentem seguras para correr riscos interpessoais, expressar-se e compartilhar ideias. Esse conceito é crucial para a inovação, o desenvolvimento de talentos e a criação de um ambiente de trabalho saudável.

A falta de segurança psicológica pode levar a ambientes inseguros, onde a comunicação é prejudicada, a confiança é baixa e a colaboração é mínima.

A Transição do Mundo VUCA para o Mundo BANI

Karina introduz os conceitos de Mundo VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo) e Mundo BANI (Quebradiço, Ansioso, Não-linear e Incompreensível) para explicar as mudanças no cenário global pós-pandemia.

Enquanto o Mundo VUCA já apresentava desafios significativos, o Mundo BANI intensificou esses desafios, tornando ainda mais crucial a necessidade de ambientes de trabalho seguros e acolhedores. Brené Brown, em seus estudos sobre vulnerabilidade e coragem, complementa essa visão ao abordar a "Cultura de Escassez", que surge em tempos de grande estresse e insegurança.

Ambientes Inseguros

No curso, Karina explora diversos exemplos de ambientes de trabalho inseguros, onde prevalecem o medo, a desconfiança e a falta de comunicação.

Situações como microagressões, gaslighting e a falta de clareza nas responsabilidades são abordadas para ilustrar como esses fatores podem minar a moral e a produtividade das equipes. Utilizando trechos de filmes e exemplos reais, Karina demonstra os impactos negativos de um ambiente inseguro e a importância de criar um espaço onde todos se sintam valorizados e respeitados.

Os Quatro Pilares da Segurança Psicológica

Timothy R. Clark, em seu livro "The 4 Stages of Psychological Safety: Defining the Path to Inclusion and Innovation", apresenta um modelo de quatro estágios para desenvolver segurança psicológica nas equipes.

Esses estágios são:

1. Inclusão: Garantir que todos se sintam aceitos e valorizados pelo que são.
  2. Aprendizado: Criar um ambiente onde é seguro aprender, cometer erros e crescer.
  3. Contribuição: Permitir que as pessoas se sintam seguras para contribuir com suas ideias e habilidades.
  4. Desafio: Fomentar um clima onde é seguro desafiar o status quo e promover a inovação.

Casos de Sucesso: O Projeto Aristóteles do Google

Um dos exemplos mais notáveis de aplicação da segurança psicológica é o Projeto Aristóteles do Google. Essa iniciativa buscou identificar os fatores que tornam as equipes de alta performance.

A descoberta principal foi que a segurança psicológica é o elemento mais crítico. Equipes onde os membros se sentem seguros para falar, questionar e experimentar são mais inovadoras, produtivas e colaborativas.

Karina utiliza este exemplo para ilustrar a importância de promover a segurança psicológica nas organizações e como isso pode transformar a dinâmica de trabalho.

Aplicação Prática

O curso "Segurança Psicológica: Promovendo Bem-Estar e Alta Performance" não se limita à teoria. Karina Papa oferece uma série de ferramentas práticas, como checklists, roteiros e exercícios de reflexão, para que os participantes possam aplicar os conceitos aprendidos em seus próprios ambientes de trabalho.

Além das videoaulas, os alunos têm acesso a um e-book complementar que aprofunda os temas abordados.

Em um mundo cada vez mais complexo e imprevisível, a segurança psicológica se destaca como um diferencial essencial para o sucesso das organizações. O curso da Descola oferece uma abordagem completa e prática para entender e implementar a segurança psicológica, capacitando líderes e equipes a criar ambientes de trabalho saudáveis, inovadores e produtivos.

Se você é um líder que busca desenvolver suas habilidades ou um profissional interessado em melhorar o clima organizacional, este curso é uma ferramenta indispensável para sua jornada.

Inscreva-se Agora

Não perca a oportunidade de transformar seu ambiente de trabalho e desenvolver habilidades cruciais para o sucesso. Inscreva-se no curso "Segurança Psicológica: Promovendo Bem-Estar e Alta Performance" da Descola e comece a jornada rumo a um ambiente de trabalho mais seguro e produtivo.

🎬🍿👩🏻‍🏫 https://descola.org/seguranca-psicologica