O que o Storytelling pode fazer pelo seu negócio?

O que o Storytelling pode fazer pelo seu negócio?

O Storytelling é uma das ferramentas mais atrativas nos dias de hoje quando falamos de diferenciação de produtos e serviços. Com tanto opção por aí, seu negócio precisa de algo que o destaque, e isso pode ser contando a sua história de forma interessante, para que as pessoas prestem atenção no que você tem a dizer (e a vender).

Existem diversas áreas de atuação para o storytelling. Através dele, é possível obter uma porção de resultados diferentes, de acordo com a maneira que a história foi contada e com que propósito.

Separamos aqui algumas das funções que o storytelling possui para diferentes tipos de atuação:

  • Sensibilizar o público

Os modelos de storytelling, em sua maioria, emocionam o público e despertam sentimentos nele. Essa é uma das funções mais importantes de contar histórias: você consegue envolver as pessoas através da comoção, da paixão e do afeto.

Através da sensibilização, é possível desde vender um produto até conseguir apoio para seus projetos pessoais.

  • Eternizar memórias

Como consequência da sensibilização e do apelo emocional, contar uma história pode fazer com que sua marca seja eternizada. Se você vai contar a história da sua empresa, por exemplo, não é sobre dados, números históricos e um perfil mais linear. Não é um histórico. Conte sobre curiosidades, experiências, coisas que aconteceram e fizeram você chegar até onde chegou. Coisas que as pessoas possam se interessar de maneira envolvente.

Isso faz com que elas se lembrem do seu nome, fortalecendo o seu negócio e fazendo com que ele seja referência.

  • Fortalecer senso de identidade

Quando contamos uma história, traçamos um perfil identificador do protagonista. O traço fortalece a ideia de individualidade da marca. E isso não é à toa: quando você personifica uma identidade, aqueles que se sentem contemplados com aquele retrato passam a ter mais confiança na marca e a consumir mais produtos da mesma empresa.

  • **P****osicionar-se no Oceano Azul**

Pense num grande oceano azul. Imagine que ele é um amontoado de mercados, estratégias e concorrentes. O storytelling gera diferenciação para o seu negócio diante desse cenário em que muitos atuam. Uma história bem contada permite que seu produto tenha um alto valor agregado e seja mais lucrativo.

  • Facilitar o processo de fusão entre duas organizações

Se sua empresa está passando por um processo de fusão, fazer com que os pontos de contato entre as organizações se tornem um grande storytelling prepara o público e o situa diante da nova conjuntura de mercado que você passará a integrar. Até mesmo no caso de aquisição de um negócio: contar a história de origem da empresa adquirente faz com que os colaboradores se sintam mais familiarizados com o novo ambiente.

  • Contornar uma crise

Se tem uma coisa com a qual as pessoas estão preocupadas é com a crise que o país vem enfrentando nos últimos anos. Já imaginou que o storytelling pode te ajudar a contornar isso? Gerar valor para o seu produto, fazendo com que o público se envolva com ele pode diminuir os impactos da crise sobre o seu negócio.

  • Obter fatia do coração (share of heart)

O share of heart é a concorrência pelos sentimentos do público alvo. A narrativa, nesse caso, pode simular experiências nos consumidores. Fazer com que eles tenham uma ligação com a marca é de extrema importância, pois é dela que eles vão lembrar quando se trata daquele segmento, construindo sentimentos positivos.

  • Obter fatia da carteira (share of wallet)

Assim como é interessante obter uma fatia do coração do consumidor, é preciso fazer com que ele queira comprar o seu produto. O storytelling serve para encantar o público e atingir o que chamamos de share of wallet.

  • Formar uma nova cultura ou novo comportamento de consumo

Através do storytelling, é possível ir além do que trazer sensações e emoções para o público. Contando uma história, você consegue criar um novo comportamento de consumo e novas tendências culturais de mercado.

Quer aprender a contar sua história e saber mais formas de como o Storytelling pode alavancar o seu negócio, dando destaque ao seu produto ou serviço? Conheça nosso curso Storytelling: muito mais do que contar histórias e vem conhecer as mil utilidades dessa ferramenta. 😉

Esse post foi baseado nas aulas do nosso curso e no livro da Martha Terenzzo, nossa professora. Você pode encontrar o livro na Amazon.