5 dicas para aumentar sua produtividade em cursos online

5 dicas para aumentar sua produtividade em cursos online

Cursos online são práticos e apresentam vantagens incríveis para quem os faz. É muito bom poder aprender temas relevantes de onde estiver ou sem ter que sair de casa, ficando em um ambiente muito mais confortável e tranquilo.

Porém, temos que reconhecer que estar de frente para o computador pode diminuir nossa produtividade, pois além de estarmos por horas na mesma posição, temos a tentação de entrar em sites de entretenimento, além das viciantes redes sociais.

Mas, para você não deixar de usar essa nova maneira de aprender, listamos uma série de dicas: através delas, buscamos mostrar como pequenas atitudes podem ajudá-lo a focar mais e aproveitar o melhor que os cursos online têm a oferecer. Vamos lá!

1. Livre-se das tentações

Como falamos, estar à frente do computador nos coloca diante de muitas tentações. E melhor do que ficar resistindo constantemente a elas é simplesmente não as ter. Faça o seguinte: separe 15 minutos antes da aula para checar seu email, suas redes sociais ou sites favoritos. Depois disso, simplesmente as bloqueie.

Navegadores como o Chrome disponibilizam plug-ins que fazem o impedimento provisório do acesso. Se você utiliza um browser sem esse recurso, vai precisar ter mais força de vontade, mas mesmo assim não é impossível focar nos estudos e só acessar as redes novamente quando o curso em questão chegar ao fim.

2. Monte um plano de estudos

Um plano de estudos com um cronograma bem definido pode ter grande utilidade. Distribua as horas disponíveis e estipule o que você vai fazer em cada momento e quais são as suas prioridades, começando a estudar pelos seus temas favoritos.

Assim, o tema (ou o vídeo) se desenvolve sem que você se canse e você só vai se deparar com o que tem mais dificuldade quando estiver mais próximo do final do seu cronograma. Existem algunsaplicativos que podem ajudar nessa empreitada.

3. Faça pausas vantajosas

Uma das maneiras de não deixar a produtividade cair é fazer pausas de tempos em tempos. Especialmente quando estudamos em frente ao computador, é normal sentir dores no braço, pescoço e região lombar. Para minimizar esse quadro, levante-se, dê uma caminhada, faça um alongamento leve e só alguns minutos depois retorne à mesa.

4. Estude no melhor horário para você

Se uma das vantagens de fazer um curso online é que você pode montar seus horários, tenha a certeza de utilizar isso a seu favor. Identifique o momento em que você está mais disposto e planeje-se para partir para os estudos nessa hora.

Se você é uma pessoa diurna, realize suas atividades mais cedo. Se rende melhor à noite, é esse o horário que você deve fazer suas tarefas. Simples assim.

5. Estabeleça limites

Por fim, é necessário estabelecer limites. Você deve saber ao certo quando está próximo do esgotamento ou quando rende mais. Forçar-se a fazer um curso online quando se está completamente fora de condições de absorver algo só o fará ficar mais cansado e sem ânimo.

Essas são algumas dicas para você aproveitar seu curso online. Agindo com inteligência e planejamento, é possível aproveitar todas as vantagens que os cursos oferecem, aprendendo muito em pouco tempo e de onde estiver.

Conte-nos o que você faz para manter a concentração e produtividade e claro, o que também te atrapalha.