Papel da liderança na capacitação de pessoas

Papel da liderança na capacitação de pessoas

Liderar será sempre sobre pessoas, a partir da capacidade que desenvolvemos em nós para inspirar, criar confiança e segurança, direcionar, deixar ir e puxar de volta, incentivar e deixar brilhar.

Nem sempre (ou quase nunca) esta posição vem com manual e chegar lá tem sido cada vez mais rápido e também mais cedo. Mesmo para aqueles que já exercem o papel há algum tempo, a complexidade e as transformações exponenciais que vivemos, exigem comportamentos que estão além das cadeiras tradicionalmente ocupadas.

Esta é uma construção diária que parte de um lugar de conquistas individuais para o sucesso coletivo, de experiências, vivências e exposição, até que se alcance um estilo próprio, confiança, visão sistêmica e pensamento estratégico, entre outras habilidades.

Hierarquia, meritocracia e potencial ganharam novos contextos dentro das empresas e não representam mais como as coisas são feitas. CEOs de vinte e poucos anos estão à frente de faturamentos milionários, times diversos performam em gestão ágil e descentralizada, mentes inovadoras e disruptivas participam ativamente de comitês e conselhos administrativos. 

Adaptabilidade, repertório, empatia, influência e vulnerabilidade são algumas das características que agora ocupam destaque nas novas lideranças. Não é mais sobre resultados e processos apenas, é sobre liderar a si para liderar pessoas que entregam resultados e processos.

Para te auxiliar na leitura do nosso post deixamos abaixo os temas que iremos abordar:

Treinamento para 1ª, 2ª e 37ª liderança

A máxima da liderança nata (já nasceu líder!), perdeu lugar para aprendizado e desenvolvimento contínuos e constantes, quer você tenha uma grande equipe ou poucos talentos sob sua gestão, quer seja a primeira vez neste cargo ou exerça o papel há longas jornadas. Por exemplo, quem poderia imaginar, há alguns anos, que faria a gestão de grandes operações remotamente? Quem se viu à frente do desafio de equilibrar a cultura organizacional entre telas e escritórios, antes de 2020? Qual liderança de recursos humanos já lidou com demissões em massa motivadas pela toxicidade corporativa?

Os contextos mudam exponencialmente, portanto se você recém chegou aos mais altos níveis da hierarquia ou se seu nome já está gravado nesta placa, atualize-se, aprenda algo novo: sobre a empresa, produtos, serviços, sobre processos, tecnologia, pessoas, sobre você.

Muitas barreiras foram estabelecidas e cristalizadas, neste caminho de capacitação e treinamento. Falta de tempo e recurso, limite de verbas, metas para bater, problemas e divergências são algumas das imposições, mas afirmamos seguramente que esta é a carta que não se tira do baralho, seja para desenvolver líderes ou liderades.

Simon Sinek em uma de suas palestras evidencia um bom líder como um estudante, fazendo cursos, lendo, interagindo com outras pessoas,  absorvendo conteúdo e se capacitando diariamente.

“Se você quer se tornar um líder, você precisa permanecer um estudante”

Simon Sinek

Neste artigo, vamos trazer reflexões sobre como preparar lideranças, as competências necessárias e para quais estágios, esforços estratégicos e intencionais para que este seja um investimento prioritário dentro das organizações, com alto impacto e resultados tangíveis.

O que é e porque o treinamento de lideranças é fundamental para todas as empresas?

Durante muito tempo, o desenvolvimento de líderes foi visto como o investimento das organizações para preparar colaboradores de alto potencial, para assumirem cargos seniores, no curto prazo. No entanto, na mesma velocidade que nossos contextos evoluem e se tornam cada vez mais complexos, as qualidades da boa liderança também se ajustam e tornam-se necessárias para um espectro mais amplo de profissionais.

Podemos dizer então, que treinamentos de liderança são um conjunto de atividades que preparam líderes atuais e futuros para desempenharem efetivamente suas funções, tomar melhores decisões, reter talentos, gerir projetos, comunicar-se de maneira assertiva e inclusiva, entre outras entregas.

Um bom programa de desenvolvimento de lideranças é crucial para garantir que sempre existam pessoas capazes e competentes para a gestão do negócio, com alta visão estratégica e comprometimento.

A relevância desta formação espalha-se como uma grande onda de benefícios e resultados positivos para a empresa, como o alinhamento cultural, assertividade na execução de objetivos, manutenção de ambientes saudáveis e criativos, além da flexibilidade para navegar as incertezas com colaboradores curiosos e engajados a bordo.

Importância de aprender constantemente

Em uma entrevista recente para Harvard Business Review, Linda Hill (Collective Genius, Being The Boss, entre outros títulos) revela trechos interessantes sobre uma pesquisa com executivos de grandes empresas e reforça: "leadership is more learned than born", o que poderíamos refletir como: existe um mundo de aprendizado e conhecimento disponível para alimentar a curiosidade sobre tudo o que for necessário.

Modelos ágeis, inteligência artificial, realidade aumentada e transformação digital estão em pauta, e como somos todos humanos lidando com outros humanos, mindfulness, gestão das emoções e comunicação não violenta também fazem parte do repertório a ser construído.

A competência do “lifelong learning” (aprendizado ao longo da vida) tornou-se a real vantagem competitiva das pessoas e consequentemente dos negócios, que definitivamente não são e não serão mais os mesmos. Líderes e colaboradores que continuamente atualizam e desenvolvem suas competências e habilidades são os motores da alta performance, principalmente a longo prazo. 

Qual empresa não quer essa sustentabilidade?

Criar um ecossistema de aprendizagem e experimentação, com patrocínio e incentivo da liderança, é lubrificar a engrenagem deste motor com perguntas certas para soluções inovadoras, é abastecer o combustível para a jornada ao futuro e dar carona a talentos diversos que querem e podem colaborar com esta missão.

No ambiente em que se aprende dentro do fluxo de trabalho e com a mão na massa, dificilmente se exigem decisões entre performance ou aprendizado, porque eles caminham juntos, como comportamento e mindset, não se adota um sem mudar o outro e vice-versa. Corporações de vanguarda e bem sucedidas utilizam abordagens como o design thinking, agile e lean para que as pessoas se apropriem efetivamente da colaboração e experimentação, assim como do aprender fazendo e compartilhando.

Treine sua equipe em qualquer habilidade

A liderança que se autodesenvolve favorece e estimula o crescimento de sua equipe, em um ciclo vivo e dinâmico de exemplo, influência, mentoria e valorização. 

Boas oportunidades para a evolução individual podem começar com perguntas como: o que você aprendeu? Como você aprendeu? O que ainda precisa aprender? Como eu posso te ajudar a aprender? 

Um líder, atento a seu time, entende e mantém relevante as competências e necessidades do grupo e de cada pessoa, mesmo quando não estão diretamente ligadas aos desafios organizacionais e nem passíveis de medição.

Existem conhecimentos transversais que complementam repertório e experiência, os famosos perfis T-shaped comprovam a importância de conteúdos generalistas na formação de profissionais inovadores

Abaixo listamos 5 pontos positivos sobre aprendizado contínuo:

- Estimular o cérebro

O cérebro é um músculo, que assim como todos os outros do nosso corpo, deve ser exercitado, para manter-se forte e saudável. Devido a sua neuroplasticidade, somos capazes de estimular conexões e caminhos neurais, simplesmente buscando novos assuntos, informações e conhecimentos, lendo e aprendendo coisas novas todos os dias. 

- Aumentar a produtividade

Criar uma rotina de aprendizado pode parecer simples, mas ter disciplina e foco, sem distrações externas, nem sempre é fácil. A técnica pomodoro para o aprendizado pode ser bem interessante e aplicá-la ao dia-a-dia do trabalho também! O método desenvolvido por Franscesco Cirillo, sugere que nossa agilidade mental e produtividade podem aumentar quando fazemos pequenas pausas. Depois de muitos estudos, ele chegou ao tempo de 25 minutos como sendo ideal para cada período de trabalho.

- Desenvolver a criatividade

Comentamos a necessidade de transformar nosso cérebro em um máquina de aprender, correto?

Você já parou para pensar que quando pequenos nós somos muito criativos? E que é nesse momento da vida que aprendemos mais. Qualquer atividade realizada para uma pequena criança é sempre uma novidade e um novo aprendizado.

- Melhorar a tomada de decisão

Diariamente, fazemos escolhas de diferentes complexidade em nossas vidas, das cores da gravata para mais um dia de trabalho, até a contratação de um executivo sênior para uma posição estratégica. Provavelmente, em algum momento você já sentiu receio, ansiedade ou insegurança de tomar a decisão errada. No entanto, cedo ou tarde teve que se decidir e enfrentar as consequências e interferências que vieram a partir daí, no momento seguinte e até mesmo nas próximas escolhas. A tomada de decisão baseada em conhecimento e repertório se torna mais consciente e torna seu caminho mais consistente. 

- Desenvolver Inteligência Emocional

A inteligência emocional é a capacidade de compreender e administrar seus próprios sentimentos e dos outros.

Desenvolver o equilíbrio de nossas emoções e o impacto delas em outras pessoas, talvez seja uma das habilidades mais importantes que podemos aprender. Ansiedade, frustração e raiva são comuns no ambiente de trabalho, o que pode prejudicar a capacidade de avaliar e reagir ao que está acontecendo. Líderes que identificam essas emoções em sua equipe podem trazê-la de volta à calma e ao foco. 

Diferentes soluções estão disponíveis e ao alcance de todo tipo de negócio, para atender a esta demanda crescente e irreversível de treinamento. A área de recursos humanos tem papel fundamental na construção deste ecossistema, a partir da cultura e contexto organizacional, para o desenvolvimento de melhores líderes e colaboradores.

O líder deve inspirar para capacitar

Existem diversas formas de capacitar seus colaboradores e de engajá-los a serem cada dia melhores. Porém podemos observar que independente da cultura organizacional, líderes que são exemplos de excelentes profissionais inspiram seus colaboradores.

Algumas características da liderança podem facilmente ser identificadas quando falamos de inspirar para crescer e deixamos aqui algumas boas dicas para fechar nosso material.

Seja um professor.

Não há nada mais inspirador do que alguém que seja conhecedor, com uma visão única e opiniões interessantes sobre os mais diversos assuntos. Igualmente importante, porém, é a capacidade de suscitar uma discussão, e ouvir as vozes dos outros. Isto muitas vezes significa ser contraditório ou do contra.

Ser professor é mais do que dar uma palestra sobre suas opiniões pessoais sobre métodos de gestão ou mesmo veganismo, é fornecer uma visão informada sobre a maneira como você vê o mundo, e abrir o diálogo para que os outros contribuam. 

Desde sua opinião sobre a política atual até a forma como você tem resolvido aqueles problemas cabeçudos de programação que está causando sofrimento a todos no seu departamento - transmitir seu conhecimento com carisma é o primeiro passo para ser um líder inspirador.

Seja um ajudante.

Todos precisam, em algum momento, de um empurrãozinho na sua trajetória profissional. Se isso significa compartilhar algumas dicas sobre a empresa para a qual você trabalha, dar uma visão da experiência de trabalho de uma semana, ou passar um currículo para a pessoa certa. Se alguém vier até você para pedir ajuda ou conselho, dê-o àqueles que ressoam com você.

Quer você acredite ou não em carma, ou mercúrio retrógrado, os "doadores'' são sempre os que mais retribuem. Além disso, uma grande rede de contatos é sobre investir em outros, independentemente de onde eles estejam. Saiba que se você investir seu tempo em alguém que mostra coragem, muitas vezes eles acabarão retribuindo o favor quando você menos esperar no futuro.

Qualquer ajuda para as pessoas do seu time ou da sua organização será igualmente correspondida no resultado da empresa.

Seja você o exemplo

Nas palavras do mundialmente famoso inspirador, Mahatma Ghandi:

"Seja a mudança que você deseja ver no mundo". 

Desde chegar na hora certa nas reuniões, sejam elas presenciais ou mesmo digitais, certifique-se de que sua equipe não esteja trabalhando além do horário, prepare-se bem para as reuniões, até ser uma força positiva em seu local de trabalho - quaisquer que sejam suas expectativas em relação à sua equipe, exemplifique-as você mesmo.

A melhor maneira de perder o respeito é esperar dos outros padrões que você não cumpre por si mesmo, e sua equipe tomará nota. Essencialmente, é fundamental perguntar-se a si mesmo: Você quer ser apreciado ou respeitado? Às vezes você pode conseguir ambos, mas é crucial começar com respeito.

Hora do jabá!

Separamos alguns cursos da Descola que se relacionam muito bem com o tema liderança e recomendamos para que você que gostou do conteúdo até aqui dê uma conferida!

Estilos de liderança

Entenda diferentes padrões de liderança e desenvolva seu próprio caminho como líder

Nesse curso, explore novos modelos de liderança e aprenda a levá-los para a sua realidade, adaptando sua forma natural de liderar. Diego Paim é o professor responsável por te conduzir nesse processo de aprendizagem. Com 15 anos de experiência em desenvolvimento humano, Diego sempre trabalhou com líderes que buscavam se desenvolver e evoluir. Depois de desenvolver jovens líderes na Eslovênia e na Índia, ele percebeu que muitas das dores de liderança são comuns, não importa a localização geográfica. Os desafios são muito parecidos em qualquer lugar do mundo.

Liderança Compassiva

Um modelo de gestão e liderança que fomenta a segurança psicológica e a colaboração

Como ter uma liderança humanizada por meio da compaixão, empatia, escuta e colaboração cria ambientes com maior segurança psicológica para seus colaboradores. Desenvolvemos um conteúdo único baseado em diversos conceitos a partir da experiência e repertório da professora Lígia Costa.

Formada em Marketing e pós-graduada em Gestão Organizacional e Relações Públicas pela USP. É fundadora do "Thank God It’s Today", empresa que leva habilidades de Inteligência Emocional para ambientes corporativos. Sua experiência como líder fez com que ela pudesse percorrer diversos outros contextos, aprendendo a compreender a importância de uma liderança mais humana em tempos de transformação digital.

Liderança Dinâmica

Use a mentalidade do Jazz para liderar melhor

Um modelo de gestão que é baseado na colaboração, no teste, no erro, no improviso. Aprenda com a mentalidade do Jazz como ser um líder que incentiva e promove inovação. Quem vai conduzir esse curso é Mario Rosa, Diretor na Associação Brasileira de Design. Mario já ministrou cursos sobre Branding e Design Thinking e desenvolveu esse conteúdo mesclando liderança e Jazz a partir de ouvir muitos líderes, de experimentar e testar diversos caminhos. Pode-se dizer que este curso é um reflexo do próprio professor, um inquieto que está em constante mudança, aberto ao erro e ao dinamismo de quem está sempre buscando criar coisas novas.